Khous

Banda: Khous

Título: “Geroaren Haziak”

Editora: Art Gates Records

Data de Lançamento: 16.Novembro.2018

De dialecto que não é muito usual ouvirmos em bandas deste género de metal, este quarteto Basco de Berriozar em Navarra, fizeram o lançamento de mais um álbum na sua língua materna o “Geroaren Haziak” ou seja “sementes do futuro”.

De estilo rock alternativo no início presentemente adoptaram um estilo mais Groove metal ou mesmo metalcore. Depois de algumas alterações nos membros da banda durante os anos de 2010 a 2015, principalmente a nível de baixo e bateria ficaram sempre na voz Iñaki Villanueva e a guitarra a cargo de Kupi.

Em 2011, receberam o segundo prémio de quarteto na Villa de Bilbao, foram proclamados como melhor grupo do Pais Basco e também receberam o prémio “Cultura Viva”. E não será por acaso, têm um som vivo, cheio de ritmo com bateria demarcada e o facto de cantarem em basco não faz a mínima diferença. Já “Heroes del silencio” também o fizeram, embora em espanhol e todos recordam-se por certo dos sucessos dessa banda.

Começamos com um som potente em “Arnastu” segue-se “Eskutik eskura” ou em português “Mão livre” aqui o gutural de Iñaki está perfeito.

Ao longo das dezoito faixas o ritmo não abranda, sempre um som demolidor, temos faixas como “Marra gorria” em português “Linha vermelha” ou “Jainkoen Legea” traduzido “Lei dos Deuses” e ainda “Kontuz Ibili” ou “Cuidado!” que conjuga um vocal limpo com gutural com uma bateria vigorosa e a guitarra a evidenciar-se bastante. 

A última faixa “Bakoitzak” ou “cada um” deixa-nos com um som mais Groove, no entanto é bem ritmado e o que nos mostraram ao longo de uma hora de musica, duração deste álbum, não quebra pois é sempre dentro do mesmo registo. Não diria ser metalcore, mas dá muito bem para libertar energia e sim, mereceram os prémios já ganhos! Aconselho a darem uma espreitadela a este álbum e ouvir no volume máximo!

Pontuação: 8/10

Por: Paula Pedroso

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.