Haiduk

Banda: Haiduk

Titulo: “Exomancer”

Editora: Independente

Data de Lançamento: 17.Outubro.2018

Foi lançado a 17 de Outubro do corrente ano o álbum intitulado de “Exomancer” e que se alinha na posição 3 da lista de registos em formato longa duração da carreira discográfica de Haiduk, projeto solo do guitarrista Luka Milojica.

Trabalhando nos seus discos exclusivamente a solo e encarregando-se de toda a produção, mistura e gravação subsequentes nos estúdios Haiduk Music Inc., este multi-instrumentista e compositor que tem vindo a desenvolver a sua arte musical nas vertentes black e death do metal canadense desde 2009, apresenta-nos porém com esta mais recente edição um registo algo diferente de seus antecessores.

“Exomancer” que significa ‘invocador da escuridão cósmica’, é um álbum atípico dos comummente obtidos nestas linhas sonoras; inclui a moderna forma de fundir novos e díspares elementos sonoros, obtendo-se dos riffs agudos e contínuos um certo psicadelismo e a gravosa linha do baixo confere uma soturna atmosfera emparedada de acordes dissonantes que se convergem na ligação de uma estrutura musical densa e ritmada.

Se em ‘Blood Riplle’ temos uma abertura enérgica e com vocais guturais que repescam as características do death metal old school, por outro lado encontra o ouvinte em ‘Icevoid Nemesis’ os tremolo pickings de uma guitarra frenética aliada a powerchords tipicamente encontrados no black metal mais rasgado e sujo.

“Exomancer” e as suas 10 músicas que se espraiam ao longo de apenas 30 minutos, convidam o ouvinte mais céptico a desfrutar da técnica de cordas desenvolvida ao longo de 9 anos e que reflete a capacidade instrumental e de composição de Haiduk num todo.

É um álbum que se quer ouvido com alguma abertura e tempo para se apreciar os laivos de folclore nórdico e a crescente progressão técnica.

Pontuação: 8,2/10

Por: Paula Antunes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.