Irfan

Entrevista: Irfan

Por: Lígia Ferreira

Hintf: Obrigada por esta entrevista, como este projecto começou?

Irfan: Tudo começou em 2001, quando Ivo e eu (Kalin) nos encontramos e decidimos iniciar um projecto musical que prenderia todos os nossos interesses comuns em música, culturas antigas, história e artes. Naquela época, éramos amantes apaixonados da world music, neo folk music, música antiga e dark ambient music, e isso causou um forte impacto nas nossas próprias composições.

Hintf: O que significa Irfan ?

Irfan: Significa “Gnosis” (do persa e do árabe). Um conhecimento secreto ou místico. É um termo que tomamos emprestado da tradição Sufi. É uma metáfora para a eterna busca humana pela realidade transcendental que está além do nosso pensamento e compreensão convencionais.

Hintf: De onde vema inspiração para a vossa música?

Irfan: Inspiração é coisa complexa. Poderia ser outra música, um instrumento, um som, um sentimento, uma vibração, uma emoção, uma contemplação, um estado da mente. Pode até ser uma combinação de factores. É sempre diferente.

Hintf: Qual é a mensagem que querem transmitir para os ouvintes?

Irfan: Não há mensagem em particular. Nossa música não é tão intelectual quanto eu, mas mais intuitiva. É uma música que se pode entender com o coração e espírito. Uma música que o levaria em sua própria jornada emocional ou espiritual.

Hintf: O vosso quarto álbum será lançado este outono, o que podemos esperar dele?

Irfan: Nosso novo álbum chamado-se Roots e é uma jornada para nossas raízes, nossas tradições, nossos antepassados ​​e seu legado. É inspirado pela música folk búlgara e a nossa própria interpretação de algumas canções antigas tradicionais búlgaras menos conhecidas. É um álbum diferente, mas ao mesmo tempo muito Irfan.

Hintf: O que torna este álbum especial,e se destacar dos demais no género?

Irfan: Este álbum foi gravado com a nossa nova cantora, Darina Zlatkova, que é uma cantora tradicional búlgara profissional. Baseia-se e inspira-se em antigas melodias tradicionais búlgaras mas, ao mesmo tempo, tem o toque essencial da música Irfan conhecida dos nossos álbuns anteriores.

Hintf: Vocês também começarão uma tour para apresentar o álbum, e há alguns países em que vocês nunca tocaram antes na lista, estão animados?

Irfan: Sim, o lançamento do nosso novo álbum Roots vai junto com uma tour europeia em novembro e dezembro de 2018. Estamos realmente muito animados, já que estaremos a tocar em 15 cidades da Alemanha, Holanda, Suécia, Polónia, República checa Hungria, Roménia e Bulgária.

Hintf: O que podem nos dizer sobre a cena musical em Sofia?

Irfan: A cena musical em Sófia hoje é muito diferente do que foi quando começamos. Além da música pop mainstream existem muitas bandas talentosas e únicas e artistas da cena alternativa (de experimental, eletrônica e world music a metal, gótica, industrial, trip hop e hip hop) que realmente merecem uma atenção e um reconhecimento.

Hintf: Que outras bandas vocês recomendariam da Bulgária?

Bandas como Oratnitza, Kayno Yesno Slonce, Smallman, Isihia, Belonoga, Vrani Volosa, Trish, Ambient Folclore, Alien Industry, etc, valem a pena mencionar.

Hintf: Por favor, deixem uma mensagem para os nossos leitores!

Irfan: reservem um tempo para explorar e seguir os seus interesses. Eles certamente levarão vocês a uma emocionante jornada pela vida.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.