Dead Letters

Entrevista Dead Letters
Por: Miguel Ribeiro

Hintf: Muito obrigado por esta entrevista, por favor, digam-nos como e quando tudo começou …

A banda começou em 2016, fundada por Stefan, Bastian e Josef, quando todos se conheceram no Projazz, onde todos estudam actualmente à espera para obter de se formarem em música.

Hintf: Dead Letters uma razão especial para esse nome?

Olá a todos os Portugal e aos nossos queridos fãs, o nosso nome vem de uma das músicas de Katatonia do álbum Dead End Kings e representa todas aquelas mensagens que nunca chegaram ao seu destino, a deixar palavras não ditas e desejos não realizados.

Hintf: Muitas mudanças de formação?

Sim, na verdade Carlo nosso primeiro baterista deixou a banda logo depois que gravamos a maior parte do nosso primeiro EP e então Gaspar veio e e ficou com  a bateria. Também Sebastian, que veio a ser nosso teclista, também teve que deixar o projecto devido a problemas pessoais logo depois que gravamos o primeiro videoclip.

Hintf: O que influencia a vossa música e as letras?

Nossa música é influenciada principalmente pelo death metal melódico e pelo crescente movimento gótico na Europa, misturando-se com letras que vem do desespero e de histórias de amor quebradas, a tristeza na condição humana e algumas experiências pessoais de todos nós na banda.

Hintf: Dark rock, uma razão especial?

Dark Rock é principalmente apenas um nome para nós, apenas por termos a nossa música rotulada em algum tipo de género, mas principalmente é isso, apenas um rótulo. Dead Letters é desespero, dor no coração, frustração pessoal, um grande processo de liberação catártica em si mesmo.

Hintf: Podem-nos contar mais sobre a vossa discografia?

Nós temos um EP e um videoclipe. Tem sido um grande desafio desde que começamos a banda, já que somos apenas estudantes universitários para obter graduação em música. Deu muito trabalho dado termos sido nós quem  pagamos tudo a nós mesmos ao economizar dinheiro mês a mês num esforço independente de sair das sombras num país como o nosso, onde a cena musical é difícil por si própria.

Hintf: Como é ter uma banda como esta? Possível viver apenas da música?

Bem, para ser honesto como uma banda, pensamos que sim e não. Deixe-nos esclarecer. É realmente possível viver apenas de música, mas nunca tocar em uma banda como a nossa aqui. Já que estamos tentar tornarmo-nos profissionais, somos treinados em vários estilos musicais, mas também precisamos aprender a dar aulas, tocar instrumentos diferentes, trabalhar como músico freelancer em sessões de gravação, organizar, compor, gerenciar bandas, etc. Tudo isso e muito mais é o que um músico deve estar sempre a fazer, permanecendo sempre activo para alcançar um nível de em que possa viver. Apenas uma banda infelizmente não fará agora por nós. Mas nesta era moderna das medias sociais, achamos que pode ser possível em algum momento, como outras bandas fizeram. É de certa forma inspirador e dá-lhe bastante liberdade artística.

Hintf: Como é a cena musical em Santiago do Chile?

É uma resposta bastante complexa. O Chile tem uma história musical bastante rica e o folclore aqui tem raízes realmente grandes, mas a cena em si veio a ser nos anos 90… está sempre a evoluir e é diversificada, podem encontrar qualquer género musical se olharem com cuidado, mas aqui no Chile é mais difícil de ser notado do que para um americano, por exemplo. É mais difícil conseguir qualquer equipamento aqui, associando-se a editoras e festivais de música, principalmente num país distante da América Latina. Mas mais uma vez a internet se destaca como uma óptima ferramenta para alcançar os nossos objectivos. Para resumir a música aqui, ela é rica e diversificada, mas precisamos divulgar isso ainda mais.

Hintf: Quais são os planos para o futuro?

Estamos a planear gravar um novo EP que está a caminho, também gostaríamos de experimentar novos sons e adoraríamos fazer uma tour em breve.

Hintf: Qual a vossa opinião sobre Portugal? A nossa música a nossa cultura …

Infelizmente, não sabemos tanto quanto gostaríamos sobre o vosso país e sua cultura maravilhosa, mas aqui na banda, já que gostamos de música, gostamos muito de bandas como Moonspell e Sinistro, que sempre deram concertos  incríveis. Esperamos que no futuro possam-nos receber para tocar para vocês.

Hintf: Imaginem que poderiam ser um super herói, qual escolheriam?

Hm… já que nós 4 estamos a responder como um colectivo, nós realmente não podemos escolher apenas um, mas é maravilhoso o que escolheríamos.

Hintf: Deixe uma mensagem final para os vossos  fãs e os leitores da Hintf Webzine…

Muito obrigado pelo interesse. Gostaríamos de tocar um dia no vosso belo país e esperamos que aproveitem e disfrutem a nossa humilde música.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.