Anneke van Giersbergen

Banda: Anneke van Giersbergen

Título: “Symphonized”

Editora: Inside Out Music

Data de Lançamento: 16.Novembro.2018

Vencedora de importantes e conhecidos prémios ao longo dos anos, não foi surpresa nenhuma Anneke atrair a atenção de uma organização musical tão prestigiada como a Residentie Orkest The Hague e tê-los dispostos a investir tempo numa colaboração musical como esta. Com duração de uma hora passa por alguns êxitos da carreira da cantora pelas diversas bandas onde actuou.

Iniciou-se com “The Gathering” onde teve uma carreira a solo bastante evolutiva, também trabalhou com outros músicos tal como Devin Townsend e Ayreon Lucasses. Fez parceria nos álbuns de Ayreon e juntamente com ele formou a “Gentle Storm” banda com quem fez uma turné. Quando esse projecto chegou ao fim ela formou o projecto de género metal Vuur, com quase todos os membros da banda anterior. Assim, aqui temos músicas de todos os projetos da sua carreira, incluindo alguma música clássica.

Temos abertura do álbum com “Feel Alive”, seguindo-se “Amity” onde não consta a bateria da versão original, criando aqui outra perspectiva de som, seguindo-se “Your Glorious Light Will shine – Helsinki”. Mais coincidente com o original “Two Souls” tem uma parte com o belo som dos violoncelos, sendo esta uma grande música e dando enfase à actuação de Anneke, principalmente em “When I am laid in earth” com qualidade equiparável a grandes vozes líricas.

As duas últimas composições não nos oferecem menos nem são menos impressionistas, com “Forgotten” com uma épica conjugação de orquestra que culmina em “Shores of India” uma composição que não deixa de ter status de clássico, pelo menos nos anos vindouros.

Este é um trabalho para apreciadores do género orquestral e com canto quase lírico, não achei muito direcionado ao género metal. Demonstra sim, quanto cresceu Anneke em termos vocais e musicais ao longo destes anos. Se gostam e seguem a cantora aconselho a fechar os olhos enquanto ouvem.

Pontuação: 07/10

Por: Paula Pedroso

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*