Svarta Sanningar

Svarta Sanningar

Entrevista Svarta Sanningar
Por: Miguel Ribeiro

Hintf: Obrigado por responderem a esta entrevista! Quais foram as vossas expectativas quando tudo começou?

No verão de negro  de 2017, eu e meu velho amigo Jonas Persson (guitarra), bebemos uma cerveja quente no restaurante chinês “Mandarinen” em Gotemburgo. Como de costume, começamos a conversar sobre música e discos antigos, mas também estávamos um pouco animados com o concerto havia à noite com os Hellacopters. Eventualmente eu disse-lhe que queria estar numa banda com boas pessoas que ensaiavam toda a semana, com o objectivo de criar algo diferente … (Jonas concordou) Bem, bem, eu e o Mattias Lejon (Baixo) começamos a compartilhar ideias para músicas, ele disse. -Parece interessante, talvez devêssemos unir forças, mas também perguntar ao Håkan (baterista nos Beseech) se ele está interessado,disse eu. Alguns dias depois, Jonas me enviou algumas ideias cruas para as músicas, e eu comecei a trabalhar nas melodias das vozes, mas estava a faltar algo…  o toque final das letras.Desisti de escrever sobre minha vida miserável (como eu fiz nos Beseech), e comecei a ler livros sobre desastres naturais, e finalmente encontramos algumas informações muito interessantes sobre um segredo bem guardado e uma conspiração envolvendo uma sociedade oculta chamada Svarta Sanningar (em inglês Black Truths) com conexões com um desastre natural na Suécia.

Hintf: Quem são os Svarta Sanningar?

Svarta Sanningar é uma sociedade obscura, formada por um grupo de ideologistas  do Juízo Final, cientistas e ocultistas não compreendidos, provavelmente durante o final dos anos 60 (não sabemos). Muitas pessoas não sabem sobre sua existência, mas deparamo-nos com algumas informações sobre eles, depois de algumas investigações particulares sobre um desastre natural e alguns escândalos corporativos sérios. Eventualmente, encontramos alguns documentos antigos através de um escritório de advocacia em Gotemburgo, sobre um acordo de terras que não correu bem nos anos 70, que parecia ter algum tipo de conexão com o desastre natural de Tuveraset, que ocorreu entre 1977 e 1930, às 04: 09 am na ilha Hisingen fora de Gotemburgo. Além disso, também descobrimos que o CEO da PBCL Investments (o empreiteiro) alugou um terreno em Hising para Svarta Sanningar por uma quantia de vários bilhões de dólares para mineração de metais, misteriosamente ele foi encontrado após cometer suicídio em seu escritório em fevereiro de 1976. Então, poderiam dizer que o passado nos ajudou, com o nome e o conceito da banda. Hoje, restam apenas rumores e, para ser franco, não acho que eles existam mais, mesmo que algumas pessoas digam que são homens de negócios no topo da cadeia alimentar dentro do negócio médico. Por outro lado, também assinamos um acordo de silêncio com o escritório de advocacia, que na troca de informações, não revelaremos nenhum detalhe. Portanto, não podemos mencionar nomes ou locais de reunião das pessoas com quem estivemos em contacto. Para eles, é mais ou menos uma questão de segurança para suas famílias.

Hintf: O que influencia a vossa e as letras?

Quando se trata de nossas influências musicais, acho que somos atraídos pela música sombria em geral, mas não necessariamente tem que ser metal. Se falo por mim mesmo, como um “coleccionador de discos” que ainda compra e ouve música em vinil. Durante os últimos 20 anos tenho escutado muitas coisas rock / psych do final dos anos 60 e começo dos 70 – The Moody Blues, Shocking Blue, Jeff Beck Group, Pink Floyd, Johnny Cash, Roky Erickson, Jimi Hendrix, Big Star. Mas também alguns compositores realmente fortes como Townes Van Zandt e Neil Young chamaram a minha atenção. Depois, há também algumas bandas e artistas interessantes como Graveyard, MidlakeThe Soundtrack of Our Lifes, Imperial State Electric, Blackfield, Big Elf, Soulsavers, Israel Nash etc, alguns bastante recentes e outros com alguns anos de história. Jonas, o mestre de riffs da banda, tem raízes em bandas como Alice in Chains e TOOL, mas também Tom Petty, Håkan (bateria) é mais progressivo,Porcupine Tree, Blackfield e Pink Floyd, enquanto Mattias (baixo ) gosta de Soundgarden, Nick Cave e Ghost. Não sei se as músicas de outros tiveram um grande impacto em nossas músicas e letras. Mas eles dizem que tudo o que nos rodeia nos afeta, mais ou menos.

Hintf: Consideram-se uma banda de rock?

É difícil dizer, dizes- me? Eu acredito que nós temos mais a ver com o rock do que com o metal, mesmo que às vezes estejamos muito perto da borda do metal, usando coisas clássicas como letras ocultas, bateria dupla e guitarras melancólicas. Se ouvirem com atenção as quatro músicas do nosso EP “Kapitel 1”, a música é realmente bem suave, mas devem sentir alguns desses elementos que ocorrem dentro de um metal mais escuro, mas com um pequeno toque que faz parecer um pouco estranho e perverso.

Hintf: Quais são os  planos para o futuro?

No momento, temos a esperança de causar impacto entre os fãs do ocultismo e do dark rock / metal.O nosso primeiro EP “Kapitel 1” é uma produção da D.I.Y, na qual fizemos a maior parte do trabalho. Eu não deveria excluir pensamentos sobre falar com editoras, mas no momento nós realmente gostamos de fazer o máximo possível nós mesmos, por amantes da música para os amantes da música. Se as pessoas latirem para a lua com as ânsias escuras no que estamos a fazer (então elas estão com problemas), faremos um vinil de 10 polegadas para o financiamento coletivo do EP. Então, claro, nós queremos fazer alguns concertos, tanto na Suécia quanto em outras partes do mundo. Também posso revelar que já temos algumas novas músicas no em mente que provavelmente acabarão no nosso próximo lançamento.

Hintf: Por favor, definam os  Svarta Sanningar em apenas uma palavra …

Eu tenho que dizer a “verdade”. A tradução do sueco para o inglês é Black Truths, uma antítese às mentiras brancas, mas uma forma inconveniente de verdade.

Hintf: O que sabem sobre Portugal?

Que vocês tem uma pessoa muito boa  no vosso país chamado Filipe Marta, que dirige o programa de rádio de heavy metal o S.O.S. Eu também fiz uma tradução no  google tradutor de Svarta Sanningar = Verdades negras. Bom o suficiente?Assustador?

Hintf: Gostariam de deixar algumas palavras para os vossos fãs e para nossos leitores?

Muito obrigado por fazer esta entrevista Miguel! Em 30-11-2018, às 04:09 am poderam ouvir o EP através de várias plataformas digitais. Confiram o nosso site na data de lançamento dos links para nossas músicas: http: //svartasanningar.se/

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*