Omega Point

Entrevista Omega Point
Por: Miguel Ribeiro

Hintf: Muito obrigado por esta entrevista, quando e como é que tudo começou?

Obrigado também! Bem, basicamente tudo começou quando tive que passar por uma crise pessoal que não consegui superar sem ter uma abertura. Não falarei sobre as razões da crise, mas tudo isso levou a pensamentos suicidas e problemas de saúde mental. Foi quando eu escrevi a música do primeiro álbum de Omega Point, “The Descent”. Ao terminar a produção do primeiro álbum, este segundo álbum, “Isolation”, já estava em processo de escrita.

Hintf: Omega Point, alguma razão especial para esse nome?

Na verdade, o projecto recebeu o nome da primeira música do álbum chamada “At Omega Point”. As letras desta musica foi escrita por Thomas Jahnke por Sadistic Sacrament. A ideia por trás da música era que tudo tem que acabar, tudo tem que morrer, tudo vai em espiral em direcção a um “Ponto Omega” e que tudo o que surge acabará por cair.
Isso me pareceu um bom nome para o  projecto porque eu estava a procurar um nome que tivesse uma conexão pessoal com o que vivi e com o que ainda estou a viver. Minha vida antiga acabou e eu tive que me encarar e reajustar meus objectivos pessoais, e este projecto parecia ser uma boa maneira de processar as minhas emoções.

Hintf: Porquê um projecto a solo só com músicos convidados?

No começo, eu nem pensava o é que eu faria com o material musical, se eu iria lançá-lo ou se era apenas para mim mesmo. Eu queria-me expressar o mais livremente possível e ter músicos diferentes apenas adiciona muito mais flexibilidade do que ter um lineup fixo.
Eu sou bom a tocar guitarra e baixo, então eu fiz isso. Eu não sou tão bom a cantar, tocar bateria ou escrever letras, então eu escolhi convidar outras pessoas para me ajudarem a cumprir a visão que eu tinha para este projecto.

Hintf: O que influencia sua música e letras?

Por um lado, são emoções negativas como tristeza, raiva ou desespero. Por outro lado, é claro outros artistas, como por exemplo, Coroner, Wintersun, Megadeth, Death ou Vektor.

Hintf: Porquê Black Metal Melódico Progressivo?

Eu não “escolhi” especificamente esse subgénero. Eu apenas senti que minhas emoções precisavam de um respiradouro, musica. Eu acabei por  escrever o que veio à minha mente e acho que se tornou progressivo, porque eu tenho uma afinidade em ouvir tal música também, como Devin Townsend por exemplo. Não ter limites em sua mente ao escrever ajuda a criar algo único.

Hintf: Singles, eps, álbuns por favor conta-nos tudo…

Bem, o primeiro álbum “The Descent” surgiu de uma crise emocional que tive no início de 2017. Não tinha um conceito coerente, mas todas as músicas compartilhavam temas líricos e musicais sombrios. A razão para não ter um conceito era que eu tinha cantores diferentes para escrever as letras das músicas diferentes. Para o segundo álbum, eu abordei as coisas de forma um pouco diferente. Eu consultei meu amigo Maxi Birkl, que gosta de escrever e criar conceitos e pediu-lhe para escrever sobre um personagem que perdeu seu melhor amigo por suicídio e se torna muito instável emocionalmente como consequência.

“Isolation”, como o segundo álbum é lançado, teve três singles, “The Last Light” em que o amigo ainda vive, “Eye Of The Storm”, onde o personagem principal ainda se esforça para encontrar respostas para seus problemas, e “Isolation” em que o personagem se perdeu em suas próprias emoções.

Hintf: Quais são os planos para o futuro?

Eu comecei a estudar “Som e Produção Musical” na Universidade de Ciências Aplicadas, eu planeei escrever um terceiro álbum, eu pretendo me juntar a uma banda aqui no meu novo centro de vida, e planeio gravar um projecto musical diferente no futuro. . Então poderiam dizer que eu não vou ficar entediado nos próximos anos.

Hintf: Qual a tua opinião sobre Portugal?

Eu já fui a Portugal quando era criança, na minha opinião, é um país lindo. Eu não sei muito mais  sobre o país.

Hintf: Imagina que poderias ser um animal, qual escolherias?

Eu escolhi ser um gato. Eu acho que os gatos são incríveis. Criaturas muito engraçadas.

Hintf: Alguma  coisa que gostarias de dizer e não foi perguntada?

Sim, eu adoraria que dessem uma chance à minha música. Confiram no Spotify e em muitos outros serviços online, como o Amazon ou o Deezer.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*