The Chapter

Banda: The Chapter

Titulo: Angels & Demons

Editora: Independente

Data de Lançamento: Outubro.2017

The Chapter são uma banda portuguesa originais do Seixal, Setúbal. A banda foi formada em 2004, lançou um EP em 2006 intitulado “Into the Abyss”, mas só em 2015 decidiram fazer um álbum inspirado em Dark Tranquility, Opeth, Paradise Lost, Katatonia e.. Moonspell.

Em Outubro de 2017 lançaram o seu primeiro álbum “Angels & Demons”. Composta pelos membros Pedro Rodrigues na voz, João Gomes na Guitarra, Eurico Mealha no baixo, Pedro Antunes na bateria e Pedro Almeida na Guitarra, o estilo da banda está muito na onda do Gothic/Doom Metal, com claras influências de Death Metal. Todo o álbum tem muitos excertos de Death Metal (melódico) misturados com Gothic e Doom.

A primeira faixa “Angels & Demons” começa bem rápida, com influencias death e thrash com a bateria tocada de maneira agressiva e potente e com o uso de pedal duplo. Voz grave e ligeiramente gutural. Com guitarras pesadas e rápidas acompanhadas pela voz gutural bem ao som Death melódico. Depois acontece o refrão, mais lento com voz quase clean. Mistura mais à frente um Gothic /Doom, guitarras lentas e arrastadas com coro feminino por trás. Volta à carga com o gutural. Vocais muito parecidos com os de Fernando Ribeiro dos Moonspell.

“ Shattered Emotions” começa melancólica ao tom de um Gothic Metal com voz clean que depois cresce para um Doom. Começam a aparecer excertos de Melodic Death Metal. A música vai subindo de velocidade, voz gutural e embrulhada com o som das guitarras distorcidas e pesadas. Uma boa mistura entre o Gothic e Doom.

De seguida “Aenima Vipera” guitarras pesadas distorcidas, voz clean misturada com a rasgada, solos ao género de Melodic Death Metal, bem marcados. “The Librarian”, “For a Ghost” , “This Scar” e “To Live For”continuam a ser a mistura de elementos vindos do Gothic e Doom Metal com excertos de Melodic Death Metal para os seus riffs saírem diferentes. Os refrães são melódicos como que para ficarem no ouvido. Em “The Past Is Dead” é um pouco diferente, a voz é maioritariamente clean mas também complementa com uma voz mais rasgada  em sintonia com a guitarra e que não ronda o Death mas sim, atrevo-me a dizer, o Metalcore.

Em resumo Angels & Demons é um álbum que faz um mix de elementos do Doom e do Gothic Metal, passando pelo Melodic Death Metal. Nota-se a vontade de serem reconhecidos, talvez pelos refrães mais melódicos para ficarem no ouvido e uma sonoridade vocal muito semelhante a Moonspell.

É um álbum muito bem feito, mistura bem os três géneros musicais e foi bem conseguido.

Pontuação: 8,6/10

Por: Maria João Tavares

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*