Wail

Entrevista: Wail

Por: Lígia Ferreira

Hintf: Obrigada por responderem a esta entrevista. Como é que o projecto ganhou vida?

Oh, é uma honra para nós podermos chegar aos fãs de metal portugueses, que, da nossa experiência, devem ser umas das pessoas mais apaixonadas do planeta, especialmente quando se trata de música metálica. Assim que lançamos qualquer coisa, os primeiros a reagir são frequentemente portugueses.

Wail consiste num grupo cada vez maior de pessoas em que as pessoas que vês no palco são apenas uma subdivisão da organização que viaja espalhando a mensagem. A organização chegou há bastante tempo e é baseada numa mentalidade comum e  um modo de vida. Heavy Metal é a nossa língua comum. Um dos grandes pregadores conhecidos como ‘The Singer’ um dia solicitou alguns artistas ferozes de heavy metal, que são o que as pessoas agora conhecem como Wail.

Hintf: De onde surgiu a ideia do nome Wail? 

Uma rápida pesquisa no Google pode resumir a resposta com bastante precisão. “Um grito prolongado de dor,  ou raiva”.

Esta é a reação visceral ao estado do mundo. Ah, e descreve a música muito bem também.

Hintf: Vocês  definem-se como Heavy Metal provocativo, o que pretendem exatamente com o termo?

Bem, não é como nos definimos, mas como somos percebidos pelo mundo exterior. Todos tentam colocar-te num rótulo que conheces. O som é, obviamente, heavy metal, e ao homenagear as bandas que ante de nós vieram, continuamos a mudar e derrubar a velha fórmula criando nosso próprio som distinto que, em alguns ouvidos conservadores, pode ser bastante provocador. Encorajar o canibalismo, a agressão e a juntarem-se ao nosso culto também pode desempenhar um papel nisso.

Hintf: O vosso novo álbum, Resilient, teve muito boas reviews até agora, como os fãs o receberam?

Ele tem de facto! O que é tão bom sobre isso é que sempre que um fã ou crítico aponta algo que eles não gostam, alguma outra pessoa é rápida para a apontar apenas como a sua coisa favorita, o que para nós é um sinal de que fizemos algo certo.

Houve opiniões fortes sobre a produção, músicas e apresentações individuais, o que é simplesmente fantástico. Diz -nos que as pessoas estão a ouvir e realmente prestam atenção ao que fazemos.

Hintf:  Cumpriu as vossas expectativas?

Sabíamos que as pessoas se apaixonariam pela nossa visão e engoliriam cada propaganda que colocamos lá. Por outro lado, não esperávamos que nossa música fosse tão bem recebida também. As pessoas só parecem sentir falta do som de heavy metal puro.

Hintf: Qual música no álbum define melhor Wail?

É difícil apontar uma única música, pois é um álbum conceitual. Se tivéssemos que apontar uma única música, para definição do nosso som, eu provavelmente indicaria “By your band”. Tem aquele som duro, com atitude que define muito quem e o que somos. 

Hintf: Qual é o processo de composição, o que vos inspira?

Composição de músicas geralmente é um esforço conjunto entre a mensagem que queremos alcançar e encontrar o soco e o sentimento certo da secção instrumental para comprovar isso. Ciência a um alto nível .

Hintf: Vocês tem alguns concertos planeados para os próximos meses?

Temos alguns concertos futuros , e espero muito mais por vir quando nos aproximarmos do verão.

Hintf: Talvez possamos esperá-los em Portugal em breve?

Nós adoraríamos isso! Se qualquer agente de organização que opere em Portugal ler isso, não hesite em contactar-nos. Independentemente disso, se os fãs portugueses solicitarem a nossa presença, teremos certeza de colocar Portugal no mapa de turismo.

Hintf: Quais locais recomendam aos vossos fãs para visitarem em Lillehammer? Existe algum bom lugar para beber uma cerveja e ouvir alguma música boa?

De facto! Sempre que nos aventuramos na civilização em Lillehammer, existe um único lugar onde vamos. Esse lugar é o pub Felix. Óptimo lugar, óptima cerveja, óptima música e shows ao vivo.

Hintf: Quais são os planos para o futuro da banda?

Ah, sim, a banda. A banda estará a dar tantos shows quanto possível e a escrita para o próximo álbum já começou.

O marketing do nosso novo álbum ‘Resilient’ também é algo que vai tomar um pouco do nosso tempo.

E obviamente, o plano a longo prazo é reivindicar o nosso lugar entre os  maiores nomes do metal.

Hintf: Querem deixar uma mensagem para os nossos leitores?

Estamos sempre à procura de novos membros para o nosso culto, se  és um chamado ‘selvagem’ e adoras o metal, e ainda melhor, gostares do que criamos, gostaríamos de ouvir  falar de ti. Confere o nosso spotify, facebook, deezer, itunes, youtube, compra o nosso álbum  onde quer que  nos encontres.

Se gostas da nossa música, conta aos outros, se  não gostas  conta-nos a nós.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*