Fabulous Desaster

Entrevista Fabulous Desaster

Por: Lígia Ferreira

Hintf: Obrigado por responderem a esta entrevista. Como é que tudo começou?

Tudo começou em 2010, quando Fabulous Desaster foi fundado por Luke (Bateria) e Jan (voz, guitarra)  das cinzas de outra banda de Heavy Metal. Mas depois de gravarmos a primeira demo “When The Silence’s So Loud”, a banda foi colocada em espera. Três anos depois, em 2013, Jan convenceu (Matthes, guitarra) a  juntar-se à banda e os Fabulous Desaster foram reanimados. Trabalhamos em novas músicas e gravamos a nossa demo “Chaos.Torture.Terror.Violence” no início de 2014. Pouco depois,o nosso ex baixista, Bude, teve que deixar a banda para se concentrar nos estudos. Ele foi substituído por Andi, que costumava tocar guitarra nos fantásticos  Hornado (certifiquem-se de ouvi-los). Em 2016, finalmente lançamos o nosso álbum de estreia “Hang ‘Em High”

Hintf: Após demos e um EP, como é que foi lançar o vosso álbum de estreia,  Hang ‘Em High, finalmente?

Foi maravilhoso! As gravações das demos foram feitas em  estilo amador de “banda de garagem”, de modo que a gravação do álbum foi a nossa primeira experiência com uma produção profissional. Trabalhamos juntos com Armin Rave do Soundsight Studio Hennef, na Alemanha. Ele é simplesmente incrível! Adora este tipo de música tanto quanto nós e  depende principalmente do equipamento analógico de estúdio. Além disso, ele queria fazer o som do álbum tão natural quanto possível. E isso realmente adequa-se ao nosso estilo de música muito melhor do que qualquer produção moderna, sobre-comprimida e de parede de som.

Quanto à música de “Hang ‘Em High”, mostra perfeitamente a nossa visão do Thrash Metal.  Este é exatamente o tipo de Thrash que sempre quisemos fazer, que fazemos e que devem esperar de nós no futuro!

Hintf: Teve excelentes reviews, como foi a resposta dos fãs até agora?

Foi incrível (e ainda é)! E para ser sincero, não esperavamos muito feedback positivo. Não que não estivéssemos convencidos da música deste álbum, é 100% o que queremos que seja e nós adoramos! No entanto, nunca pensamos  sobre o que os outros gostariam de ouvir, só fizemos aquilo que gostamos. Foi uma surpresa agradável que tantos fãs de Heavy Metal em todo o mundo tenham a mesma mentalidade, isso é incrível!

Hintf: Cumpriu as vossas expectativas?

Como dito antes, amamos o álbum! Musicalmente e em relação ao feedback positivo do underground, ele definitivamente atingiu as nossas expectativas.

Hintf: Como  é o processo de composição, onde  se inspiram?

Jan e eu (Matthes) escrevemos toda a música  enquanto Jan é responsável por todas as letras.

É claro que muita inspiração vem de todas as bandas lendárias e bem conhecidas de Thrash Metal que todos nós amamos tanto. Mas, além disso, também somos inspirados por muitas bandas que não são Thrash, como Van Halen, Dio, RAVEN (!), Riot, Anvil, … (e talvez várias dúzias mais).

Nós passamos muito tempo a compor riffs de guitarra, esse é  um fator chave da nossa música.

O próximo passo é o arranjo de toda a música. Cada parte tem que se conectar e tem que ter o seu lugar. Caso contrário, a música não irá transmitir energia pura, , vital para a nossa música!

Depois disso, começamos a ensaiar as músicas e as peças podem ser alteradas ou ajustadas para funcionarem melhor quando se toca com toda a banda, especialmente quando se adicionam oas vozes.

Em resumo, mesmo que o nosso guitarrista escreva as músicas, todos os membros da banda contribuem imensamente para o resultado final. Felizmente, todos partilhamos a mesma visão da nossa música,  nunca precisamos fazer nenhum compromisso!

Hintf: A Alemanha é muito fértil em bandas de Thrash , o que pensam da cena do metal lá?

Isso é verdade! Nós somos abençoados por fazer parte da cena do Metal alemão e, especialmente, do underground (porque esse é o lugar onde o Metal vive !!). Muitos espectáculos e festivais ao vivo de Metal (maiores e menores), festas, clubes e pubs de Heavy Metal …

Hintf: Que locais vocês recomendariam aos vossos fãs para visitarem em Bonn?  Quais são alguns bons lugares para beber uma cerveja?

Mesmo que Bonn seja a capital formal da Alemanha, é uma cidade bastante pequena. Uma vantagem é que todos os nossos membros da banda vivem a uma distância de 1 ou 2 km, comigo (Matthes) e o meu irmão Luke (Bateria) vivendo juntos, diretamente na cidade velha de Bona. E esse é o lugar para beber uma cerveja (a cidade velha, não o nosso apartamento … bem, talvez o nosso apartamento também, mas por favor tragam a vossa própria cerveja)!

Muitos bares porreiros por aqui, alguns também passam metal. Mas o único e puro pub de Heavy Metal de Bona há quase 20 anos é o “Tresor”. Esse pub é muito importante para nós. Jan (guitarra, voz) costumava trabalhar lá  e Luke e o meu apartamento ficam do outro lado da rua, a menos de 10 metros de distância! E demora cerca de meia hora para chegar a Colônia, então temos uma cena de Heavy Metal enorme e saudável com todos os fãs  loucos  de Heavy Metal de Bona, Colônia e as cidades vizinhas.

Hintf: Vocês actualmente estão a trabalhar  num novo álbum? O que nos podem  contar sobre isso? Que tópicos serão mencionados nele?

Sim!!! As gravações já começaram no início de 2018 e o lançamento está previsto para o final do ano.

Gostaram da nossa em “Hang ‘Em High”? Então vão adorar o nosso segundo álbum! Se  não gostaram da nossa estreia … bem, então  vão odiar o segundo !! Muitas bandas tendem a mudar o seu estilo depois da estreia para um tipo mais “controlado” e “adulto” de Thrash metal. Que diabos?!? Eles realmente ouviram o que alguns críticos lhes disseram? Não vamos desacelerar, não tentaremos ser mais “originais”, não tentaremos escrever músicas mais “maduras” e Jan não tentará “cantar” de maneira mais controlada … Foda-se com isso! Como dissemos antes, não queremos agradar a ninguém além de nós mesmos, e não mudamos nosso gosto de música, nem um pouco!

Hintf: Têm algum concerto planeado para os próximos meses?

Sim, claro. Já temos vários concertos confirmados para 2018. Nós listamos todos os concertos na nossa página inicial (www.fabulousdesaster.de) e na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/fabulousdesaster/). Muitos mais serão confirmados, mas ainda não foram anunciados oficialmente, então as listas serão atualizadas com freqüência.

Gostaríamos de dar mais concertos, mas é claro que também precisamos reservar algum tempo para a gravação do nosso álbum.

Hintf: Talvez um em Portugal em breve?

Ainda não há nada planeado, mas isso seria ótimo. Para todos os  promotores locais lá fora: Reservem-nos!

Hintf: Querem deixar uma mensagem aos nossos leitores?

Gostaríamos de ver todos vocês em alguns dos nossos concertos, festejar convosco e, claro, para beber várias cervejas! E não hesitem em nos contactar, através do Facebook (https://www.facebook.com/fabulousdesaster/) nossa página inicial (www.fabulousdesaster.de) ou e-mail (fabulous-desaster@web.de), não importa o que  nos queiram perguntar ou  contar!

Espero ver todos vocês em breve e festejar convosco … WITH BESTIAL POWER!!!

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*