Aephanemer

Entrevista Aephanemer

Por: Lígia Ferreira

Hintf: Obrigada pela entrevista, é um prazer entrevistar-vos! O que nos podem  contar sobre a banda para quem ainda não ouviu a vossa música?

Olá! Somos uma banda de Melodic Death Metal da França, inspirada em bandas escandinavas, música folk eslava e sinfonias clássicas. A nossa banda foi fundada em 2013 em Toulouse e até agora lançamos um EP chamado “Know Thyself” em 2014 e um álbum completo chamado “Memento Mori” em 2016.

Hintf: Porquê o nome Aephanemer, o que significa?

A palavra “Aephanemer” é a fusão entre duas palavras francesas: “fânée”,  que significa dobrado e “éphémère”,  que significa efémero. Inicialmente, essas duas palavras se relacionaram com o outono, que é a minha estação favorita, mas também descrevem tudo o que existe na Terra, já que tudo é efémero aqui.

Hintf: Qual é o processo de composição e o que vos inspira? A banda começou como um projeto de um só homem, depois de Mickaël, Marion e Anthony se juntarem à banda afetou o método de escrita e composição?

Bem, cada música é composta de uma maneira diferente, mas ainda existem alguns rituais que sigo quando componho música. No começo, geralmente procuro belas melodias, porque é isso que eu mais amo na música. Quando  tenho bastantes melodias bonitas que se encaixam bem, faço uma “tela” para minha música. Então escrevo as partes rítmicas. As harmonizações e a bateria  destacam-se rapidamente. A parte mais difícil é encontrar boas melodias! Eu considero que uma melodia não é bonita o suficiente se não soa óptima quando tocada apenas na guitarra acústica. Uma melodia que só soa bem com uma orquestração completa ou um arranjo complexo provavelmente não é uma melodia suficientemente boa.

Quando escrevo uma música, tento cristalizar as minhas emoções e ideias nela. É uma maneira de dar-lhes alguma realidade e partilhá-las com outras pessoas. Isso  faz-me sentir bem e eu gosto de pensar que também posso ajudar outras pessoas a  sentirem-se bem com as minhas músicas. Quero que minha música seja mais do que divertida, quero que  tenha um impacto positivo nas pessoas.

Quando Mickaël, Marion e Anthony (agora Lucie, que é a nossa nova baixista), se juntaram à banda, não mudou a maneira como escrevo músicas, pois sempre as escrevo sozinho e envio aos restantes membros as músicas finalizadas. No entanto, Mickaël agora geralmente melhora as faixas de bateria das músicas e Marion adiciona linhas de voz nelas.

Hintf: Como foi o álbum Memento Mori recebido pelos fãs até agora?

O nosso primeiro álbum completo foi recebido muito bem pelos fãs e tivemos um monte de feedbacks muito positivos, o que é incrível! Memento Mori  permitiu-nos triplicar a nossa base de fãs até agora e continuamos a crescer. As nossas vendas também são muito gratificantes, já que não perdemos dinheiro ao editar música. Parece óbvio, mas na verdade é difícil porque o lançamento de um álbum custa muitos milhares de euros.

Hintf: Cumpriu as vossas expectativas?

Claro, dizer que não tínhamos expectativas seria uma mentira. Esperavamos que este álbum nos permitisse chegar ao próximo estágio e conseguimos, então estamos bastante felizes!

Hintf: Actualmente estão a trabalhar num novo álbum … o que  podem- nos contar sobre ele? Será que vai estar na mesma linha de Memento Mori?

Estamos realmente a trabalhar num novo álbum agora. Toda a música já foi escrita e Marion agora está a escrever as letras. Estamos a gravar demos para enviá-las para algumas editoras. Não podemos dar muitos detalhes por agora, mas ainda posso dizer que estamos muito felizes com as músicas e os nossos fãs sabem que temos padrões elevados para tudo o que fazemos!

Hintf: Quais temas serão abordados no álbum?

Desculpa, não posso  dar detalhes sobre isso agora! Mas ficarei feliz em fazê-lo quando o álbum estiver pronto para ser anunciado.

Hintf: Vocês integram o cartaz deste verão do Festival Milagre Metaleiro, o que os fãs podem esperar para essa noite?

Estamos muito entusiasmados por tocar no Festival Milagre Metaleiro e os nossos fãs podem esperar que façamos o melhor espectáculo que possamos,e acho que vão gostar muito dele!

Hintf: Vocês já visitaram o nosso país antes? O que sabem sobre ele?

Nunca visitamos Portugal até agora, mas já sabemos que há chances de que morramos de calor antes de chegar ao festival! Nós sabemos que é um país muito bonito, sabemos que o Metal não é a música mais popular aí (como na França), mas ainda há bandas incríveis como Moonspell e os nossos novos amigos  Moonshade e Dark Oath.

Hintf: Quais são os planos para o futuro de Aephanemer?

Planeamos terminar o álbum e enviá-lo para editoras para ver se uma delas está interessada. De qualquer forma, vamos edita-lo assim que pudermos e esperamos que seja em 2018. Temos alguns concertos e festivais no Reino Unido e na França planeados este ano e alguns deles ainda não foram anunciados.

Hintf: Querem deixar uma mensagem aos nossos leitores?

Adoramo-vos! Obrigado por nos apoiarem, são incríveis!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*