Heilung

Banda: Heilung

Titulo: “Ofnir”

Editora: Season Of Mist

Data de Lançamento: 20.Abril.2018

Heilung é uma banda dinamarquesa ao estilo Pagan Folk, Amplified History que se formou em 2014 e é constituída por Kai Uwe Faust (vocais), Christopher Juul (toca todos os instrumentos) e Maria Franz que apareceu como vocalista convidada no álbum “Ofnir” e depois foi incluída como membro da banda.

Quando Heilung auto-lançou o álbum ‘Ofnir’ em 2015, a banda dinamarquesa dificilmente poderia ter antecipado o sucesso revolucionário de seu álbum de estreia. Os espectáculos ao vivo fenomenais e a forte aclamação da crítica são a razão pela qual a sua nova editora Season of Mist não hesita em reeditar “Ofnir” em vários formatos de edição de coleccionadores.

“Heilung” significa em alemão “cura”, refere-se ao processo de fazer ou restaurar a integridade física e mental de um sofrimento. Originalmente significa afastar-se do perigo.

Heilung é um grupo muito especial e incomum. A banda remonta a era do ferro do norte da Europa e do período Viking para criar a sua experiência de som. A banda utiliza muitos meios para construir as suas músicas como a água a escorrer através de ossos humanos, espadas e escudos reconstruídas, tambores de armação antiga e até anéis de bronze.

As letras de Heilung são textos originais contidos e escritos em pedras de runa, eixos de lança preservados, amuletos e outros artefactos antigos. As runas são letras características, usadas para escrever nas línguas germânicas da Europa do Norte (alfabeto antigo). Estes caracteres têm sido encontrados em pedras rúnicas e em menor número em ossos e peças de madeira, assim como em pergaminhos e placas metálicas (isto é, armas medievais encontradas em boas condições e gravadas). Além disso, a banda usa poemas, que tratam de eventos históricos ou são traduções e interpretações dos textos originais. Descrevendo seu género como Amplified History, a banda traz música experimental com influências de todo o mundo. Os textos das rúnicas nórdicas, o canto da garganta oriental, os cantos rituais africanos, ou mesmo o grito de guerra maori haka podem ser reconhecidos na música. A atmosfera é muito primitiva, escura, a primeira musica “Alfadhirhaiti” parece assistir-se a uma cerimonia xamânica tal como na maioria dos títulos de “Ofnir”. O som é muito cru, natural e exótico.

Vocalmente as músicas são interpretadas por Kai Uwe Faust e Maria Franz. Em “Hakkerskaldyr” Kai Uwe Faust canta como um guerreiro, canções xamãs ou palavras sussurradas na língua antiga alemã ou nórdica.

A musica de Heilung tem o fundamento de nos deixar à vontade e num estado de relaxamento depois de uma viagem musical mágica que às vezes é turbulenta. Combina tudo o que compartilhamos em comum antes que a religião e a política dividissem nossas opiniões e a música fale com a nossa mais primitiva psique.

Qualquer tentativa de ligar a música da banda a um contexto político ou religioso moderno é inútil, pois Heilung tenta conectar-se com um tempo antes da vinda do cristianismo e das ideologias políticas modernas.

Em suma,  “Ofnir” dos Heilung é um álbum muito original e único no seu tipo. Esteja ciente de que é preciso fazer parte do ritual para experimentar completamente esta banda…

Eu convido qualquer pessoa que goste de atmosferas nórdicas para descobrir Heilung. Não ficará desapontado e vale a pena.

Pontuação: 7,4/10

Por: Maria João Tavares

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*