Thuum

Entrevista Thuum

Por: Paula Antunes

Hintf: Por favor comecem por apresentar a banda e um pouco do seu percurso até aos dias de hoje, para quem só agora conheceu o vosso trabalho? 

Olá amigos Hintf, nós somos os Thuum, uma banda de metal com tendências Stoner e Groove, e estamos sediados no Sul de Inglaterra, RU, numa cidade costeira chamada Bournemouth.

Hintf: Apesar de serem ainda uma formação muito recente na cena metal enquanto Thuum, têm já conseguido alcançar alguns marcos importantes, abrindo para icónicos nomes como Crowbar ou Orange Goblin e tendo participado em festivais muito importantes como o Bloodstock ou o Mammothfest, por exemplo; como se sentem com tamanha responsabilidade nos ombros de Thuum?

Para sermos honestos nós saboreamos esta oportunidade. A maioria dos membros da banda esteve em outras bandas e isso ajudou certamente a ganhar confiança e contactos. O Bloodstocké uma daquelas coisas que acontecem quando os planetas se alinham. Apesar de ainda não termos o EP totalmente lançado, temos trabalhado duro na cena de concertos, e construído a nossa reputação dessa forma, pelo que quando abordei os organizadores, felizmente eles já tinham ouvido coisas boas a nosso respeito e foi-nos dada a oportunidade!

Hintf: No primeiro dia deste novo 2018 finalmente anunciaram o tão aguardado lançamento do vosso disco de estreia, o EP ‘ThroughSmoke, Comes Fire’. Falem um pouco deste lançamento, a sua data oficial e o que tem planeado para festejar com os vossos fãs e seguidores?

O lançamento oficial a nível mundial será na segunda-feira dia 19 de Fevereiro; no entanto, estamos a fazer o lançamento do EPna nossa terra natal para os amigos, família e fãs. Eles irão ser os primeiros a ter a cópia do EP e então depois faremos um set completo das faixas e alguns extras! Não posso dizer muito mais, mas há coisas muito excitantes já preparadas, pelo que vão dando uma olhada na nossa página do facebook.

Hintf: Falem também um pouco mais acerca do disco, a sua ideia conceptual, de que fala, as suas influências e inspirações? 

O nome da banda “Thuum” vem da palavra Thu’um que significa “DragonShout (Grito de Dragão) ” no mundo dos videojogos “ElderScrolls/Skyrim”. Enquanto material de assunto, o EPaborda a homenagem que fazemos a Skyrim, mas também à mitologia nórdica, tal como ‘Hafgufa’que é um monstro marinho nórdico.

Hintf: Vocês parecem mesclar muito bem e à vossa maneira vários novos estilos do metal dos dias de hoje, adicionando um energético toque de peso de aspereza e groove. É istoconsequência das vossas influências e gostos pessoais? Quais são eles? 

O nosso som é definido por uma mistura de estilos, e podemos definitivamente atribui-los ao nosso amplo leque de influências. Primeiro e acima de tudo, nós adoramos o Stoner/Sludge/Groove metal de Bison BC, Mastodon, Pantera, Gojira e muitos outros, mas também adoramos um metal mais progressivo e atmosférico como o de TheOcean, DevinTownsend, SteakNumberEight, DeafHeaven etc. Eupenso que o EP é uma boa base disto, mas o álbum em que estamos atualmente a trabalhar vai conter elementos mais expansivos.

Hintf: Planos e objetivospara o futuro imediato de Thuum? Como está a vossa agenda para a promoção deste novo ‘ThroughFire, Comes Smoke?

Atualmente, acabámos de unir forças com a agência StampedePress PR aqui no RU, que tem feito muito bom trabalho com outras bandas e estamos entusiasmados por trabalhar com eles, e iremos trabalhar ainda mais arduamente para fazer chegar o EP ao máximo de ouvidos possível e esperar pelo melhor.

O plano geral é sempre tocar mais, em boas salas, para excelentes públicos. Quanto mais o pudermos fazer, mais e melhor construímos a nossa reputação enquanto banda ao vivo. Queremos sempre tocar em mais festivais e definitivamente ir à europa em parte de 2018.

Hintf:Deixem uma mensagem aos nossos leitores e aos vossos seguidores portugueses?

Continuem a ouvir e a apoiar a NOVA música alternativa. Apoiem as vossas bandas locais e salas, e mais importante, sejam excelentes uns com os outros! Esperamos ver-vos em breve – Thuum

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*