Mystic Prophecy

Banda: Mystic Prophecy

Titulo: “Monuments Uncovered”

Editora: Massacre Records

Data de Lançamento: 12.Janeiro.2018

Com formação que data meados do início da viragem do milénio, o quinteto alemão Mystic Prophecy é uma das mais conceituadas referências musicais no que toca ao género mais pesado, o Heavy Metal, abraçando e cruzando na sua arte performativa vários estilos como o Power, o Speed e o Thrash Metal.

Não sendo assim propriamente novatos e com uma experiência de palco que fala por si a par de toda uma discografia de excelentes edições, este 12 de Janeiro do corrente marca não só a data do lançamento oficial do que é o seu 10º álbum mas também um ponto inovador, o ser este n sua totalidade composto de covers de temas Pop / Rock que foram marcantes das décadas de 70, 80 e 90 e que perduram até hoje.

Assumindo desde logo esta brilhante e arriscada tarefa, nas palavras do próprio R. D. Liapakis, é sempre difícil a conceção de uma cover ou versão de um tema à qual se consiga imprimir o próprio cunho e identidade da banda sem que se desvirtue o tema escolhido e que este consiga de imediato ser reconhecido de ambas as formas.

Esta árdua e complexa tarefa foi habilmente executada e conseguida, neste ‘Monuments Uncovered’, o título escolhido para enquadrar este naipe de 10 canções (11 na versão digipack e vinil). Olhando assim de relance para o set deste álbum podemos de facto ficar surpresos com as escolhas, desde ‘You Keep Me Hangin’ On’ de Kim Wilde, a ‘Because the Night’ de Patti Smith ou ‘Proud Mary’ dos Creedence Clearwater Revival, só para referir algumas, sendo que todas as escolhidas além de pertencerem a uma memória musical coletiva de praticamente todos os amantes de música em geral e transversal a várias gerações.

Do trabalho musical em si desenvolvido pelos Mystic Prophecy neste álbum muito pouco mais se pode dizer; conseguiram reavivar a chama da eterna saudade musical de que padecemos desta Era dourada da Música, conseguiram ainda melhor o duplo feito de abrilhantar um pouco mais os temas que escolheram e cunhar com a sua própria assinatura estes temas de forma tão distinta que vai ser difícil voltar a ouvir o original ‘Are You Gonna Go My Way’ de Lenny Kravitz sem automaticamente associarmos o peso dos riffs das guitarras dos Mystic Prophecy neste tema, ou fazer de conta que não gostamos mais da candura vocal na interpretação do tema ‘The Stroke’ (Billy Squier), este incluso na versão digipack como tema bónus.

Essencialmente para os fãs das covers e versões, este ‘Monuments Uncovered’ é uma preciosidade musical e um item a ter enquanto exemplo do nosso ditado ‘quem não arrisca, não petisca’, e o risco foi bem petiscado!

Pontuação: 8,3/10

Por: Paula Antunes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*