Skognatt

Banda: Skognatt

Título: “Ancient Wisdom”

Editora: Independente

Data de Lançamento: 03.Março.2018

Skognatt é o nome do projeto solo do multi-instrumentista e compositor sediado na Bavaria, Danijel Zambo e que nasce em meados de 2014 numa tentativa de criar uma alternativa similar à sua preferência musical de há 20 anos, o black metal melódico e naturalista da escola norueguesa, onde as maiores influências e culpabilidade recaem sobre artistas como Ulver ou Empyrium.

Com uma Demo e dois EP’s editados sempre de forma independente, em Março do corrente ano é chegada a vez do lançamento de “Ancient Wisdom”,o título que designa o registo em longa duração e que reflete o gosto do artista pela sonoridade mais arrastada e ambiental do género ‘maldito’ do metal extremo.

“Ancient Wisdom” que se desenrola ao longo de apenas 31 minutos, é um disco catártico e uma homenagem sonora aos estados da Natureza, com particular destaque aos sombrios Outono e Inverno, aos quais nem a arte visual deste disco é exceção.

A orquestração deste álbum é complexa, feita de encaixes melódicos que se alternam entre dinâmicos samplers que propiciam uma atmosfera ancestral e algo ritualista, e cadências mais lentas que catapultam este disco para a intemporalidade.

‘Thanatos’ e ‘Dark Star’ são os temas quase finais e a força motriz de um álbum que opta por usar a voz secundária quase em surdina, contrariando a normal parametrização de dualidade grave/aguda (growl/scream).

Uma excelente aposta este “Ancient Wisdom” que apesar de não trazer algo de muito novo, abrilhanta os lançamentos na vertente black metal do atual 2018, candidatando-se à categoria de Revelação do ano.

Pontuação:  8,6/10

Por: Paula Antunes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*