Korpiklaani

Banda: Korpiklaani    

Titulo: “Kulkija”

Editora: Nuclear Blast Records

Data de Lançamento: 07.Setembro.2018

Cumpre dizer-me isto: não sou o maior fã de Folk Metal. Se gosto? Sim, claro que gosto. Mas esta banda tem algo muito especial que faz com que tudo o que lançam tem que ser ouvido. E, depois de 3 anos sem editar nenhum álbum, eis que surge o novo LP, “Kulkija”, 10º álbum de longa duração deste finlandeses, e continuo a achar o mesmo: numa vertente bem “funny”, gosto muito desta sonoridade dos Korpiklaani. “Kulkija”, na nossa língua, poderá significar o Viajante ou o Vagabundo dependendo da tradução que lhe queremos dar. Para mim será definitivamente Viajante. Pois, temos sempre uma grande viagem com esta banda. Será importante referir que teremos sempre de nos focar mais na música do que na letra, pois, cantam num dialecto da sua língua, o que torna mais complexa a sua tradução (não que seja impossível, mas para mim aqui o que importa será o aspeto mais musical).

Posto isto, o Lp abre com “Neito” que abre de forma lenta ao ritmo de um bombo, algo tribal, para depois explodir numa excelente loucura Folk Metal. E a música parece dançar e querer fazer mexer estes nossos corpos. E há algo que deve desde já ser dito: este tema vai de certeza ser um grande título para abertura de concertos, e criar logo a loucura! Não vou falar de todos os temas mas apenas destacar aqueles que para mim são de facto os que têm um potencial enorme. “Kallonm Malja” a música tipo “épica”: longa, uma música que se vai construído. Elementos que se misturam entre os ritmos mais lentos e folk e a agressividade mais metal, mais Heavy, mais rápidos e que parece querer tornar-se dominante, mas que no fim acaba por ser “acalmada” pelo riff melódico e mais lento que domina na realidade este tema. Grande música para mim. Um verdadeiro destaque! Temos também “Koitkonnut”, o single extraído deste LP. Abertura com o já mais do que conhecido acordéon antes de galopar para um metal bem mais rápido! Mas atenção não se enganem que esta música é muito mas muito melódica mesmo. Destaco também para o instrumental “Pellervoinen”. A parte com violino é absolutamente divinal! E claro que o destaco aqui vai para as partes mais folk como será óbvio! Embora não seja a minha música preferida, falo de “tuttu on Tie” que fecha as hostilidades, desse tema gostava apenas de referir o seu ambiente mais dark, mais melancólico.

Devo dizer que gosto. Este folk Metal de “Kulkija” dos Korpiklaani é bem construído, e as composições bem produzidas. Uma viagem musical muito bem orquestrada. Sem dúvida alguma!

Pontuação: 8/10

Por: Julien Valente

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*