Hellcats

Entrevista: Hellcats

Por: Lígia Ferreira 

Hintf: Obrigada por esta entrevista, Como este projeto ganhou vida?

Sasha: Nós nunca levamos isso como um projeto, na verdade, o que nos motivou e ainda o faz é amor e dedicação à música em geral. Começamos a tocar juntas no início da infância, quando ainda estávamos na escola de música. Eu tocava guitarra clássica e  Sonja flauta. Mais tarde, Sonja mudou para a bateria e eu para o baixo. Começamos a procurar os outros membros da banda em 2003 e em 2006 tivemos o nosso  primeiro concerto e foi o começo para nós. Devido à cena musical ser pequena na Eslovénia , não foi fácil encontrar muitos músicos femininos. O principal é que além disso não somos só irmãs; Nós também somos as melhores amigas. Motivamos e ouvimo-nos umas as outras  e conversamos sobre tudo o que fazemos.

Hintf: É difícil ser uma banda feminina na cena do metal?

Sasha & Sonja: Com algumas pessoas é mais fácil, com algumas não. Tivemos uma experiência má  num festival que fizemos, que eles não quiseram  ajudar-nos com o equipamento, mas ajudaram outras bandas masculinas. Eles foram rudes  e disseram ‘Deixem os vossos fãs ajudarem!’ Geralmente encontramos pessoas que nos tratam bem.

Não é fácil formar uma banda feminina, especialmente num país de 2 milhões de habitantes. Não há muitas raparigas que tocam instrumentos como bateria, guitarra e baixo. Nós somos a primeira e ainda a única banda de metal feminina no nosso país e nem sempre foi fácil. Nós temos muitos apoiantes, mas no passado havia alguns cépticos que achavam que as mulheres não podiam ser tão boas músicas quanto os homens. Estamos a provar que eles estavam errados. Mas às vezes ainda  encontramos alguns céticos entre pessoas do metal aqui. Os roqueiros são mais entusiasmados e apoiam tudo o que fazemos. Mas como podemos ver, as coisas estão a melhorar na Europa, há muito mais músicos e apoiantes, especialmente nos países do norte.

Hintf: Como se sentiram quando finalmente seguraram Warrior Princess nas vossas mãos?

Sonja: Foi o melhor sentimento de sempre. Levamos tanto tempo para terminá-lo e quando finalmente acabou, foi tão bom segurá-lo nos nossos braços. Nós colocamos muito esforço nisso. Sasha e eu somos as autoras das músicas e também ajudamos no processo de produção. Nós gravamos no estúdio Conti em Liubliana com o produtor Davor Kontic. Nós não contratamos nenhum músico profissional. É tudo o nosso trabalho. Sasha e eu estávamos no estúdio o tempo todo, nada foi gravado sem nós. Nós também fizemos um arranjo das músicas e Sasha desenhou todo o álbum. Então  podem imaginar o alívio e satisfação que sentimos depois que finalmente terminamos.

Hintf: Ainda atende às vossas expectativas ou  mudariam alguma coisa agora se fizessem tudo de novo?

Sonja: Se fizéssemos tudo de novo, com certeza haveria algumas mudanças, porque temos mais experiência agora. Quando o ouves 100 vezes,  vês o que pode melhorar. Mas estamos orgulhosas do que fizemos e achamos que é um bom álbum. Podemos sempre tirar ideias para o novo.

Hintf: Quando compõem o que vos influencia ?

Sasha: A maior inspiração para escrever as músicas é a própria vida. Temos muito a dizer e queremos que as pessoas se sintam bem quando ouvem a nossa música. Estar na banda Hellcats é alimento para a nossa alma. Estamos felizes por ter a oportunidade de nos expressarmos dessa maneira. Ficamos felizes se as pessoas gostarem do que fazemos.

Hintf: Para quando podemos esperar um novo álbum?

Sasha & Sonja: Estamos a trabalhar nisso. Ainda é cedo para dizer quando terminará. Esperamos que tudo corra bem e que o álbum seja lançado o mais rápido possível. Vamos manter-vos atualizados sobre o lançamento.

Hintf: Vocês têm dado alguns concertos e têm mais datas anunciadas para os próximos tempos … Qual foi o concerto mais inesquecível que já deram?

Sasha e Sonja: Foram alguns deles. Difícil de decidir. Tivemos ótimos shows na nossa tour na Rússia, Alemanha, um grande concerto na Bósnia e Herzegovina, mas o maior foi no ano passado aqui na Eslovénia, quando tocamos para 11.000 pessoas. Isso com certeza é um sentimento especial.

Hintf: O que no podem dizer sobre a cena musical na Eslovénia?

Sonja: Cena musical na Eslovénia é diferente em estilos. O mais popular no momento é a música folk ou pop, mas rock e heavy metal são surpreendentemente bem desenvolvidos aqui. Nós temos muitas bandas de rock ou metal e poucos festivais que são muito bons para um país tão pequeno. Por outro lado, ter uma banda de metal aqui ainda é principalmente uma ocupação masculina. Quando começamos em 2003 e tivemos o nosso primeiro concerto em 2006, não havia outras bandas como nós nesta parte da Europa.

Hintf: Nomeie três bandas de metal mais influentes para vocês …

ACDC, Metallica, Pantera

Hintf: Há algo que queiram adicionar que não foi perguntado?

Apenas uma citação para os nossos fãs: acreditem no que fazem, não ouçam as pessoas que vos querem mudar demasiado e aproveitem cada minuto!

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*