Omnium Gatherum

Banda: Omnium Gatherum

Título:“The Burning Cold”

Editora: Century Media

Data de Lançamento: 31.Agosto.2018

Já contando com 22 anos de carreira, os OmniumGatherum, banda que tem levado o bom nome do DeathMelódico a patamares verdadeiramente desafiantes, continuam ainda como que na sombra de outras bandas do género, como os seus conterrâneos  ChildrenofBodom ou  Insomnium. Em constante crescimento tanto ao nível da qualidade das composições como da qualidade das produções, o que  se notou mesmo com o álbum anterior “Grey’sHeaven” que marcou uma evolução já consequente naquilo que é “o” som da banda, os finlandeses têm mostrado todo o seu virtuosismo e inspiração para com um género que tem de facto, e embora tenha muito “power”,  aquele toque verdadeiramente vibrante. Com “theBurningCold”, 8º Lp da banda, e mesmo que continuem o seu percurso ligado ao Death Metal Melódico, temos novas experimentações que parecem levar este novo trabalho para patamares mais acessíveis, sem perder no entanto qualquer cunho de qualidade.

Mas vamos por partes. Mais “straight to thepoint” com músicas mais curtas do que no passado as faixas do novo LP tornam-se mais interessantes por essa mesma razão. Óbvio que os fãs de longa data poderão estranhar, mas a essência e os ambientes que fazem o DeathMelódico destes finlandeses continuam bem presentes. Depois de abrirem o Lp com o instrumental “theBurning” e o seu fantástico solo de guitarra e que funciona como uma excelente abertura para o álbum, somos prendados com “GodsGoFirst” e a sua brutalidade que se funde com um riff extremamente melódico. Uma mais do que bela maneira de entrar nas hostilidades. Continuamos com “RefiningFire” que continua no mesmo registo melódico brutal! Estes músicos sabem muito bem o que fazem. Guitarras (MarkusVanhala e JoonasKoto) com harmonizações soberbas, riff incisivos, um teclado (AapoKoivisto) que cria ambientes absolutamente incríveis e uma secção rítmica verdadeiramente brutal (TuomoLatvala chega para a bateria, eErkkiSilvennoinen no baixo)!  E as vocalizações (JukkaPelkonen) que acompanham na perfeição uma musicalidade absolutamente bem executada. A música que se segue abranda um pouco o ritmo, com ambiente algo gótico. “Rest in yourHeart” traz-nos um mid-tempo absolutamente delicioso, cheio de uma melodia onde somos transportados, pelo teclado, para outras paragens. Destaque para o final da música que é algo verdadeiramente emotivo! Para mim sem qualquer dúvida uma grande música que fica na cabeça! Destaque ainda para “Overthebattlefield” absolutamente imperdível. Com uma composição muito rica, com vários momentos e variações rítmicas geniais revelam como estes senhores sabem compor melodias incríveis. Falar ainda de “Bethesky”: uma música construída à volta de uma certa progressividade. Momentos mais lentos, juntam-se a momentos mais rápidos. E o trabalho da secção rítmica é aqui posto em evidência. Alias destaque para todos os músicos mais uma vez. Mestria em alto nível. Guitarras imperiais e uma voz que se junta para uma elevação absolutamente brutal!

Só posso concluir isto: GENIAL! do início ao fim, este “TheBurningCold” faz-nos voar entre brutalidade e delicadeza, entre Death e Melódico, entre o Soberbo e o Magnifico. Recomendo!

Pontuação: 9,8/10

Por: Julien Valente

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*