MaterDea

Entrevista MaterDea

Por: Miguel Ribeiro

Hintf: Porquê o nome MaterDea? O que significa?

Mater Dea foi nossa primeira composição e, como estávamos a procurar um nome para o nosso novo projecto, achamos que era uma boa idéia usar um nome latino que pudesse evocar os nossos sentimentos em relação à Grande Mãe. O nome MaterDea também incorpora tanto nossa atmosfera mística quanto os personagens fantásticos e mitológicos retirados da cultura pagã e celta da qual nossas letras são inspiradas.

Hintf: Quais são as principais diferenças de agora para quando vocês começaram?

Acreditamos que nosso som amadureceu de forma natural, no começo nosso background musical estava longe de ser metal, então o elemento sonhador e o rock estavam misturados a 50%, depois do nosso segundo álbum “Satyricon” nossa maneira de compôr e conceber novas paisagens musicais mudou e o som ficou mais poderoso, os riffs de guitarra começaram a caracterizar mais os novos arranjos e com eles a secção rítmica assumiu o som muito poderoso que mudou o nosso estilo, particularmente do nosso terceiro álbum “A Rose for Egeria ”onde também o elemento prog começou a ser forte, enriquecendo as melodias florescidas às quais o público de MaterDea está acostumado e nosso toque onipresente de atmosferas místicas e sonhadoras. Isto é ainda mais evidente neste novo lançamento “Pyaneta”, onde o rock muito poderoso bate, o belo florescimento das cordas fluindo ao longo dos arranjos ricos e intrincados trazem o nosso som em sua expressão máxima.

Hintf: O que influencia as vossas músicas e letras?

Nossa música é influenciada por nossa formação musical, os compositores da banda são Marco Strega e Simon Papa, e eles têm uma formação musical muito diferente. Mas é o Marco quem começa a dar vida às novas músicas com seus poderosos e lindos riffs de guitarra e é influenciado pelas mais importantes bandas de rock e rock progressivo do passado, como Gentle Giant, Jethro Tull, Genesis, Led Zeppelin. e Black Sabbath. Nenhum género de metal em particular influencia nosso estilo. Simon desenha as linhas melódicas e, como sua formação musical varia de jazz, música popular brasileira e pop, ela tem uma maneira particular de conceber as melodias, muito diferente do estilo metal. Com relação às letras, não há influências específicas, elas vêm da imaginação de Simon e, como apontamos antes, elas têm muitos elementos retirados da cultura celta e pagã.

Hintf: Consideram-se uma banda de rock/rimas pagãs élficas, porquê?

Por causa das nossas atmosferas musicais sonhadoras e os temas das nossas letras

Hintf: Contem-nos tudo sobre a vossa discografia …

Começamos em 2008 e a partir de agora lançamos os seguintes álbuns:

2009: “Below the mists, above the brambles”

2011 “Satyricon”

2014 “A rose for Egeria”

2016 “The Goddess’ chants” (acoustic album)

2018 “Pyaneta”

Hintf: Pode nos falar mais sobre a cena musical em  Itália,Torino?

Torino já foi um bom lugar como muitos outros na Itália para viver como músico uma vez, Simon e Marco que são, junto com Morgan De Virgilis (baixo) o mais velho da banda, aproveitaram esse período. Mas desde 20 anos atrás tudo começou a mudar e a cair. Agora está a ficar cada vez mais difícil encontrar bons bares/sitios com bons equipamentos que também possam pagar uma taxa razoável para se apresentar em nossa cidade. As pessoas também estão aperder sua afeição pela música ao vivo, mas infelizmente preferem seguir suas músicas favoritas nos seus computadores e telefones telemóveis. isso é muito triste, porque a experiência ao vivo é inteiramente outra questão.

Hintf: Quais os vossos planos para o futuro?

Claro que estamos prontos para promover o nosso novo lançamento Pyaneta! A banda que mudou recentemente sua formação (2016) é muito boa e agora está ansiosa para levar a nossa música a muitos lugares e países,o mais possível!

Hintf: Imagine que vocês estão a gravar um novo álbum, e podem escolher um convidado especial, quem seria?

Desculpe, não temos idéia sobre isso .. mas nós ouvimos um artista incrível que tem uma voz incrível e maravilhosa e ele também produz todos os sons da natureza,o seu nome é Gennady Tkachenko-Papizh. Isso seria realmente uma colaboração incrível e muito apropriada!

Hintf: Definam os MaterDea em apenas uma palavra …

Paixão!

Hintf: O que sabem sobre Portugal?

O que sabemos é o que ouvimos nos noticiários na televisão,mas a Simon, já esteve várias vezes no Brasil e canta música brasileira, fala português

Hintf: Gostariam de deixar uma mensagem especial para os vossos fãs em Portugal?

Sim! Esperamos ter a oportunidade de ir a Portugal e tocar a nossa música,seria com certeza uma grande oportunidade para conhecer mais sobre Portugal e o seu povo!
Muito obrigado, foi um prazer!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*