Derdian

Banda: Derdian

Titulo: “DNA”

Editora: Independente

Data de Lançamento: 25.Julho.2018

Os Derdian, coletivo milanês praticante de Power metal sinfónico, já por cá andam há algum tempo, desde 1998, e são a prova viva de que o esforço e vontade compensam, contabilizando nos seus 20 anos de carreira a bela soma de 2 Demos e 7 álbuns de originais, vogando desde 2010 ao bom estilo do DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo!).

Mantendo esta coerência de espirito e de ideologia de trabalho, o seu 7º álbum é oficialmente lançado a 25 do corrente, estruturado numa moldura de 13 temas que ao longo de 66 minutos correm velozes, sempre dinâmicos e tornando este disco intitulado de “DNA”, fluído e facílimo de ouvir.

Mesmo os ouvintes mais arredios da vertente sinfónica do Power metal vão encontrar boa disposição, trabalho feito com qualidade, primor na composição musical e uma lírica que abrange fantasiosos e lendários cenários de reinos mais ou menos bélicos onde incansáveis e másculos cavaleiros travam épicas batalhas, seja em campo em acesas refregas ou ruidosas e animadas noites de descanso numa qualquer távola menos redonda da taverna mais próxima.

“DNA” condensa e mostra de que é musicalmente feito este espirito sinfónico a galope, já o disse quem escreve, a velocidade é constante, a intensidade rítmica é elevada, os riffs não se fazem rogados entre quase solarem constantemente, alternando apenas as guitarras, ora a ritmo ora a principal, com elevado destaque à pujança da bateria e a simplicidade com que desenvolvem os acordes extraídos dos teclados.

Não sendo alheios à excentricidade e inovação de referências como Nightwish ou Rhapsody of Fire, notam-se algumas influências destes mas com um cunho pessoal bem distinto, em particular na dupla de temas ‘Hail to the Masters’ e ‘Red and White’.

Um bom disco para se ouvir nas quentes finais de tarde e noites deste e outros Verões antes que o frio chegue e nos peça aos sentidos sonoridades mais calmas.

Pontuação: 7,7 /10

Por: Paula Antunes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*