Halcyon Days

Entrevista: Halcyon Days

Hintf: Olá! Antes de mais, obrigado por terem aceite esta entrevista. Comecem por nos dizer, como se conheceram e como tudo começou?

HD: Obrigado por nos receberem! Nós conhecemos-se aleatoriamente ao longo do tempo através da cena metal underground em Oslo, nós ja nos conhecíamos uns aos outros, porque a cena underground em Oslo é pequena. Os únicos membros originais na banda, desde o primeiro lançamento de “Moisture” (2012) são o Daniel (voz) e o André (guitarra). O Robbe (voz) entrou para a banda em 2013, depois de ser o vocalista “de reserva” o ano passado. Em 2014 o Robbe era  baixista noutra banda de Oslo chamada Turn The Tables, e foi nessa altura que ele conheceu o Niklas (bateria) e o Ulrik (guitarra).

O Ulrik juntou-se aos Halcyon Days durante a criação do nosso EP auto-intitulado (2016), e o Niklas logo após o lançamento do EP.

O Steffen (baixo) tocava noutra banda chamada Vanora, juntamente com o André. Juntou-se a nós como baixista durante o processo de composição do novo álbum no início de 2017. E este é o resumo quanto ao nosso lineup.

Hintf: O que vos levou a fazer música juntos?

HD: Eu acho que é tudo uma questão de nos adaptarmos a um nível pessoal, isso faz-nos trabalhar juntos. Como dissemos anteriormente nós passamos por algumas mudanças na formação no grupo ao longo dos anos. Não me interpretem mal, nós adoramos o pessoal que esteve connosco anteriormente, e não temos ressentimento deles terem deixado a banda, mas com os membros actuais existe uma cumplicidade muito grande. Todos nós temos um elo muito forte mesmo fora da banda, somos melhores amigos e vemo-nos quase todos os dias sem ser em trabalho.

Hintf: Quem compõe as músicas e quais são os principais temas, ou tópicos abordados na maioria das músicas?

HD: Todos nós contribuímos para escrever as músicas, mas  principalmente o André, o Ulrik, o Robbe e o Steffen, é que têm composto novas  músicas juntos, mais tarde surgem algumas ideias  para mudar algumas coisas numa música ou outra, etc.

Tanto o Daniel como o Robbe escrevem todas as letras. A maioria das nossas músicas é sobre as nossas próprias vidas, eventos que ocorreram nas nossas vidas, condições humanas e a nossa visão sobre a sociedade de hoje, e pela primeira vez também falaremos de política, no nosso novo trabalho.

Hintf: Voces acham que esses tópicos vão mudar com o tempo?

HD: Provavelmente, nós não queremos escrever sobre as mesmas coisas repetidamente, e à medida que envelhecemos a nossa forma de pensar muda, a sociedade muda. Por isso, é natural que os tópicos também mudem.

Hintf: De que forma a vossa música evoluiu desde que voces começaram a tocar, até agora?

HD: Acho que evoluiu muito, quando começamos éramos uma banda de Metalcore com foco em partes chamativas, riffs pesados ​​e não havia muito significado por trás das letras.Nós realmente só queríamos fazer o que nos apetecia, AGORA já que estamos a ficar mais velhos, e temos muitas novas experiências e influências ao longo dos anos, é natural que este álbum tenha-se tornado algo próprio também. Acreditamos honestamente que este é o som perfeito para nós em 2018, e todos nós estamos muito felizes e orgulhosos deste álbum.

Hintf: Algum de vocês, se lembra da primeira vez em que escreveram uma música ou letra?

Robbe: Eu acho que compus a minha primeira música em 2003, para a minha primeira banda chamada TriArchy, que era uma banda de Power Metal.

A primeira letra que eu escrevi foi para a  banda onde comecei a cantar pela primeira vez “Until Your Last Hour”, onde eu cantava juntamente com o meu irmão mais novo Patrick.

Hintf: Qual é o significado de “Halcyon Days” e porque escolheram esse nome?

HD: É um velho ditado sobre os dias pacíficos e calmos do passado, uma época em que tudo era mais simples e fácil. Estamos muito felizes com o que temos hoje, mas, como para a maioria das pessoas, todos nos lembramos de um momento especial do nosso passado que parece especial, de tal forma que tu sabes que não te sentiras assim novamente. Não é necessariamente uma coisa má , mas é bom relembrar esses dias felizes.

Hintf: Vocês têm um novo álbum com o título “Rain Soaked Pavements & Fresh Cut Grass”. Falem-nos mais sobre ele, quais foram as vossas principais influências e inspirações no processo de composição deste álbum, e por que vocês escolheram este título?

HD: Este álbum conta histórias de várias maneiras simples. O livro de sinónimos   que todos nós adoramos tão carinhosamente, foi atirado pela janela, quisemos-nos focar num vocabulário mais simples. As letras falam sobre acontecimentos ou períodos específicos das nossas vidas. A nossa intenção era escrever letras que não fossem muito óbvias, mas onde as pessoas se conseguissem identificar de alguma forma, nós temos uma visão própria das nossas vidas e temos a nossa forma de pensar, mas também queremos que o ouvinte seja capaz de se relacionar com a mensagem que queremos transmitir. O nome RSPFCG foi retirado da faixa número dois “Lights Out” que é onde está a frase ” Rain Soaked Pavements & Fresh Cut Grass”. É uma referência à nossa juventude, quando brincavamos à chuva, e divertíamos-se uns com os outros. Nós achamos que seria um título interessante e que chamaria à atenção, bem como um bom reflexo de muitas músicas do álbum.

Hintf: Como é que os vossos fãs têm reagido ao novo álbum?

HD: A reacção tem sido óptima, e nós estamos ansiosos em levar o álbum para a estrada no verão, e mostrar a todos os nossos amigos a energia que ele nos traz ao vivo. Os singles que lançamos, antes do nosso lançamento recente já contam com mais de 250 mil visualizações , e as vendas de vinil também estão a correr bem.

Hintf: Podem-nos descrever como é o processo de criação das vossas músicas?

HD: Durante a gravação deste álbum, a banda sentou-se e trabalhou no estúdio duas vezes por semana durante cerca de 8 meses, e começamos a pré-produzir todo o material que conseguimos. Começamos com  riffs diferentes, aproveitamos algumas ideias que já  tínhamos tido anteriormente, mas não as tínhamos aproveitado, e começou a surgir material novo. Isso levou a um processo em que a maioria das musicas foram escritas simultaneamente. Depois disso, trabalhamos com as musicas em segmentos e construindo-as usando material de todo o projeto, sempre com as vozes como foco principal. Este processo fez-nos conhecer bem cada uma, obtendo uma forte erradicação no material, mais do que em lançamentos anteriores.

Hintf: Que conselho vocês dariam a quem quer formar a sua própria banda?

HD: Certifica-te de que estás com pessoas com as quais tu te sentes confortável, mesmo quando não estiverem a fazer música. Uma coisa é ser um músico de sessão que apenas da um concerto e vai para casa, mas quando tu estas numa banda, os membros tornam-se na tua família, e tu tens que estar confortável com eles, a quase todos os níveis para a banda ter um futuro.

Hintf: Se voces pudessem ser um dos vossos ídolos, mesmo que fosse só por um dia, qual vocês seriam e porquê?

HD: Eu acho que todos nós gostaríamos de passar um dia na pele do Andrej Nebb da banda De PRESS, que lenda …

Hintf: Definam Halcyon Days numa só palavra….

HD: Bêbados

Hintf: Já alguma vez tocaram em Portugal?

HD: Se dependesse de nós, iríamos a qualquer lugar, e Portugal, claro, seria um lugar incrível para se tocar e conhecer!

Hintf: Imaginem que estão a gravar um novo álbum e podem escolher alguém para ser um convidado especial, quem seria?

HD: O Sam Carter (Architects).

Hintf: Como são os vossos ensaios geralmente? Voces têm um horário definido a cada semana em que vocês praticam, ou os ensaios acontecem de forma mais espontânea?

HD: Duas vezes por semana é o mínimo, também temos sessões frequentes de composição / pré-produção. Como mencionado anteriormente, somos todos melhores amigos, e passamos o tempo muito juntos de qualquer maneira.

Hintf: Gostariam de agradecer a alguém que vos tenha oferecido apoio financeiro ou emocional?

HD: Gostaríamos de agradecer à organização norueguesa Bandorg que nos tem ajudado bastante nos últimos dois anos. E já que somos todos bastante idiotas, acho que teríamos que agradecer a todas as pessoas que nos aturam.

Hintf: Deixem uma última palavra aos vossos fãs e aos nossos leitores…

HD: Nunca emprestem dinheiro ao Ulrik …

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*