Mist

Entrevista: Mist

Por: Lígia Ferreira

Hintf: Obrigada pela entrevista, é um prazer falar com vocês.

Por favor, contem-nos como tudo começou para Mist …

Mist começou como uma banda só de mulheres porque Nina (voz) e Miahela (bateria) decidiram formar uma banda e como elas já eram duas mulheres, fazia sentido procurar outros membros femininos também. Ema (guitarra), Neža (baixo) e a guitarrista Nina  juntaram-se e lançamos a Demo 2013, que foi amplamente reconhecida. A demo abriu muitas portas, então começamos a concentrar-nos em tocar ao vivo. Mais tarde, quando Nina (guitarrista) decidiu deixar a banda para se concentrar na família, descobrimos que Blaž é um ajuste perfeito para nós e juntas lançamos o EP Inan ‘em 2015. Desde o início que nos concentramos em tocar ao vivo em vez de acampar no estúdio e foi essa mentalidade que nos permitiu dar alguns concertos incríveis e tocar em festivais europeus, bem como uma tour pelo Reino Unido em 2016. Agora nós finalmente tivemos tempo e material para gravar um álbum completo e estamos felizes por finalmente ter acontecido. Estamos ansiosas para divulgar a nossa música ao vivo!

Hintf: Porquê o nome Mist?

O nome Mist pode descrever como te sentes quando há uma névoa espessa à tua volta – insegura, assustada, o caminho incerto, sem saber o que pode estar escondido nas sombras. A imaginação corre solta, sentes-te perdida e confusa, cega .. Descreve perfeitamente o que é a nossa música.

Hintf: Vocês acham que hoje em dia ainda é  difícil para as mulheres encontrarem um lugar no  metal? Vocês sentem que ainda há muito preconceito?

Definitivamente há muito preconceito em relação às mulheres no metal, no entanto, nós não queremos deixar que isso nos influencie e, pouco depois de lançarmos a nossa demo, toda a vibração em torno da nossa banda mudou completamente. Nós ganhamos muito respeito com o lançamento porque foi muito bem recebido – isso fez as pessoas ouvirem antes de formar uma opinião e isso fez uma grande diferença.

Hintf: Dia 1 de junho,  Free Me Of The Sun, será lançado.O que podemos esperar dele e como se sentem por finalmente terem o álbum editado?

Estamos incrivelmente orgulhosas do nosso novo álbum e gostaríamos de considerá-lo como um álbum sólido – apenas  música pesada, escura e poderosa. É incrível segurar o CD e o LP nas nossas mãos finalmente! Adoramos tocar a nossa música e, ainda mais, adoramos partilhá-la com os nossos fãs, que é o objetivo deste álbum.

Hintf: Será um álbum conceptual? Quais são alguns dos temas abordados neste registo?

‘Free Me Of The Sun’ nunca foi concebido para ser um álbum conceitual, apesar de andar à volta de temas semelhantes inspirados pela natureza, magias, morte e em alguns casos, o oculto… Todas as letras são escritas por Neža ou por mim (Ema) – cada uma de nós tem os seus próprios temas e abordagens e a música é uma extensão das letras. Devo salientar que algumas das músicas do álbum foram escritas logo após Inan sair ’(2015), enquanto outras terminaram apenas uma semana antes de irem para o estúdio. Nossas músicas são sempre um produto de inspiração momentânea e não de composição planeada, então a ideia de um álbum conceitual nunca nos passou pela cabeça.

Hintf: Se  tivessem que escolher uma música favorita no álbum, qual  escolheriam?

Tenho certeza de que cada uma de nós responderia de forma diferente. Para mim, é a faixa-título. Eu adoro como ela resume o álbum e é claro que eu tenho o meu momento a cantar a introdução calma e suave antes de Nina entrar com o seu grito poderoso.

Hintf: De onde  tiram a  inspiração?

Às vezes  sentes algo e tens que colocar por escrito, outra vez apenas ouves um coro na tua  cabeça uma centena de vezes e sabes exatamente como a música vai soar antes mesmo de tentares tocá-la. Talvez seja uma necessidade transmitir o som.

Hintf: Ao compor e escrever, qual a contribuição de cada integrante da banda?

Neža e eu (Ema) escrevemos as letras que às vezes vêm com uma melodia ou uma idéia, mas às vezes são apenas palavras no papel e é preciso que o resto da banda as transforme em  música. Nós geralmente fazemos a parte instrumental juntas, se eu arranjo alguns riffs para as minhas letras, então geralmente Blaž escreve o resto ou já tem alguns riffs na cabeça antes de ir para os ensaios. Mihaela tempera tudo com sua bateria e Nina eleva a melodia com a sua voz incrível. Não há regra para escrever nossa música, a inspiração vem e vai.

Hintf: Como é o vosso relacionamento com a Soulseller Records?

Temos uma grande relação com a Soulseller Records e estamos muito felizes por ter assinado com eles.

Hintf: Vocês tem algum concerto planeado para os próximos meses? Talvez uma tour para apoiar o novo álbum?

Todas nós temos horários malucos, por isso não podemos planear com muita antecedência, mas já temos alguns concertos planeados – principalmente na Eslovénia e um na Itália. Anunciaremos novos concertos na nossa página,  fiquem atentos!

Hintf: Podemos esperar-vos aqui em Portugal?

Seria fantástico tocar em Portugal, esperamos que algum dia tenhamos uma oportunidade.

Hintf: Por favor, deixem uma mensagem final para os nossos leitores …

Mist gostaria de vos agradecer pelo vosso apoio, estamos eternamente gratas! Esperamos que gostem do nosso novo álbum e venham aos nossos concertos conhecer-nos em breve!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*