Eisregen

Entrevista: Eisregen

Por: Luisa Silva

Hintf: O que significa o nome Eisregen? Porque escolheram este nome para a banda?

Roth: Eisregen em inglês significa “congelamento ou chuva congelada”. Se estiveres em uma situação no outono ou dezembro, quando „Eisregen“ te atinge nas ruas, saberás que uma paisagem antes familiar se transforma em algo mórbido e irreal em apenas alguns segundos. Nós fundamos a nossa banda em 1995 e para mim esse era o nome perfeito para uma banda.

Hintf: Sobre o que são as vossas músicas geralmente? Onde obtêm inspiração para as letras?

Roth: Eu estou com quarenta e poucos anos agora, e sou um grande fã de filmes de terror e splatter desde a minha infância. Então para mim foi um processo natural que a nossa música e especialmente as letras tratassem de temas sombrios; são muito influenciadas pelo terror e cheias de histórias mórbidas sobre a morte e esse tipo de coisas. Eu encontro inspiração dentro de todo o genero de terror (filmes, romances, BD), e até mesmo a realidade é cheia de temas mórbidos que vale a pena fazer uma música deles.

Hintf: Como funciona o processo de composição em Eisregen?

Roth: A maior parte da música é composta pelo nosso baterista Yantit, ele é dono de um pequeno estúdio logo abaixo da nossa sala de ensaios, então estamos em perfeita situação para compor e gravar as nossas músicas quando as criamos. Quando se trata de preparar um novo disco, nós falamos muito sobre os temas líricos que eu quero usar e o que musicalmente vai  encaixar-se, então Yantit começa a compor e nós vemos em conjunto como as minhas letras tocam a atmosfera dos fragmentos da música e como eu posso organizar as várias vozes. Todo este processo demora alguns meses até que um novo álbum esteja pronto para ser lançado.

Hintf: Qual foi o concerto mais notável de Eisregen para vocês e porquê?

Roth: Nós tocamos centenas de concertos em clubes desde que começamos em 1995, então o mais incrível são os grandes festivais aqui na Alemanha que têm uma longa tradição, como o Wacken Open Air ou o Summerbreeze OA onde tens a chance de tocar para milhares de pessoas interessadas. Em 2015, pusemos a data de lançamento do nosso álbum MARSCHMUSIK para um grande concerto no Summerbreeze Open Air, isso foi muito bom porque a multidão de milhares de visitantes do festival reagiu positivamente às novas músicas. Este foi um verdadeiro destaque.

Hintf: Estando neste ramo há tanto tempo, como vêem o impacto da tecnologia moderna na produção e venda de música, especialmente metal extremo? Como vêem a influência da Internet no processo?

Roth: É uma bênção e uma maldição, dependendo do ponto de vista. De um lado, cada banda tem que lidar com a situação em que venderá apenas um terço do que vendeu dos seus lançamentos físicos no passado devido a downloads ilegais, por outro lado, é possivel usar todos os meios de comunicação social tendo a vantagem de promover concertos e assim por diante. Assim como todas as coisas na vida, tem alguns efeitos muito bons e alguns maus.

Hintf: O que podemos esperar do vosso próximo EP, Satan Liebt Dich?

Roth: Podem esperar algumas coisas porreiras como 2 músicas sobre o serial killer alemão Fritz Haarmann, que massacra as pessoas durante o período entre as duas guerras mundiais, uma nova música chamada FAHLMONDMÖRDER que aparecerá no próximo álbum de estúdio e que mostra o que se pode esperar deste lançamento futuro; inclui um medley que combina algumas das nossas músicas que tiveram grandes problemas com os censores alemães no passado. E há algumas covers muito especiais: a nossa amizade com a lenda do death metal austríaco Pungent Stench e especialmente com o mentor Martin Schirenc duram mais de uma década e meia, agora e finalmente encontramos tempo e lugar para fazer covers e homenagear uns aos outros. Fizemos uma versão do Stench-classic FOR GOD YOUR SOUL e o Martin tocou o MEIN EICHENSARG, de Eisregen, e deu-lhe um tratamento único.

Hintf: Como se sentem sobre os álbuns que foram censurados no vosso país devido às letras, o que pensam sobre isso?

Roth: Eu realmente odeio isso, claro. Custa muito dinheiro para pagar aos advogados para lidar com essa merda … na minha opinião, nenhum tipo de arte deve ser regulamentada e censurada pelas regras do governo e todos os músicos devem ter o direito de tocar e criar músicas da forma que querem que elas sejam.

Hintf: O que está no futuro para Eisregen?

Roth: Estamos a preparar o lançamento do nosso próximo álbum chamado FEGEFEUER, que será lançado em outubro, no dia 13. E é claro que alguns bons Open Airs estão à nossa espera nas próximas semanas, então haverá muito que fazer agora.

Hintf: Gostariam de dizer mais alguma coisa aos vossos seguidores?

Roth: Obrigado pela entrevista pessoal, e boa sorte para a equipa de futebol português no campeonato do mundo na Rússia!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*