Emerging Chaos

Banda: Emerging Chaos

Titulo: “The Roots of Lunacy”

Editora: Independente

Data de Lançamento: 17.Abril.2018

Formados há 9 anos atrás, os Emerging Chaos enquanto coletivo de metal nacional, são uma das bandas mais pertinentes de se seguir e acompanhar em termos de evolução, quer sob a forma de registos discográficos quer sob a vertente de palco.

Ainda jovens e com algum caminho por desbravar, têm no entanto conseguido singrar e marcar a sua posição na direção musical escolhida que prima pelos estilos thrash e death metal.

Para quem conhece esta formação sediada no Barreiro – naquela Margem que jamais será deserto e que tem os restantes pontos cardinais, sabe que são simplesmente aditivos na sua performance de palco e além de conseguirem consolidar e melhorar as suas habilidades musicais, têm também conseguido a cada edição aumentar a fasquia da qualidade e espelhar a sua estonteante velocidade rítmica e pujança sonora largada em palco.

“The Roots Of Lunacy” é o seu mais recente trabalho, lançado de forma independente e totalmente produzido e captado sob a direção de Fernando Matias nos The Pentagon Audio Manufacturers e que mostra em rápidos 39 minutos a tenacidade e capacidade de autossuperação obtida, brindando-nos com 9 faixas intensas e muito dinâmicas.

Fundindo as várias raízes culturais que os envolvem, com elementos provindos de Portugal, Brasil e Finlândia, seria eventualmente expectável alguma confusão sonora, mas não, a fusão dá-se a frio com o rasgado alcance vocal de Jim Gaddnas, e a temperatura aumenta com a vincada e gravosa linha de baixo de Pedro Nascimento. Os riffs da guitarra de Tainan Lucas ‘sambam’ de forma elegante e elevam a dose de thrash cruzado com groove a resquícios de Sepultura, enquanto o luso Jorge Silva desenvolve uma percussão agressiva e meticulosa em que quase se sente o rasgar das peles (da sua bateria e da nossa que se arrepia)!

Os temas são complexamente trabalhados, cheios de meticulosos pormenores que se querem descobertos em várias audições, a primeira é apenas o impacto da força musical, as restantes para devido apreciamento da musicalidade que em querendo simplificar se resume no tema ‘Captain Of Lunacy’, técnico, vibrante e progressivamente espraiado numa multitude de acordes que piscam o olho a vários estilos musicais.

Se já antes o EP “The Decay of Mankind” nos tinha feito eriçar o pêlo, este “The Roots Of Lunacy” faz a purga à nossa alma metálica. Um excelente regresso e uma escancarada mostra da violente descarga musical que poderemos ter em palco por parte de Emerging Chaos.

Pontuação: 9,6/10

Por: Paula Antunes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*