Emerald Sun

Entrevista: Emerald Sun

Por: Paula Antunes

Hintf: Por favor comecem por apresentar a banda e um pouco do seu percurso até aos dias de hoje, para quem só agora vos descobriu?

Olá meus amigos e um grande Olá a todos em Portugal! Os Emerald Sun formaram-se em 1998 mas o único membro que continua até hoje é o Johnnie, o nosso guitarrista. O atual lineup é: Johnnie (guitarra), Pavlos (guitarra), Fotis “sheriff” (baixo), Vasilis (bateria), Serafim (teclados) e eu nas vozes. O primeiro álbum “Escape From Twilight” foi lançado em 2007 pela Limb Records. Eu juntei-me à banda em 2009 aquando das gravações do “Regeneration” que foi editado em 2011 pela Pitch Black Records, uma editora do Chipre. Em 2015 finalmente lançámos o terceiro álbum “Metal Dome” pela Fastball Records que continua a ser a nossa editora até hoje. Ao longo destes anos demos muitos concertos em muitos países da Europa. Algumas das bandas com que tocámos foram: Saxon, Manowar, Sabaton, Rage, Riot V e muitas outras.

Hintf: De que melhor forma descrevem a vossa sonoridade e quais são as principais influências musicais da banda?  

As principais influências são definitivamente dos bons velhos anos 80. Todos na banda têm diferentes estilos e preferências que ouve desde o Hard Rock até ao clássico Heavy Metal, passando pelo thrash e géneros mais extremos. Mas todos adoramos os anos 80 e eu acho que podes ouvir isso ao escutar a nossa banda. Esta variedade de sons faz o som dos Emerald Sun.

Hintf: Emerald Sun é um nome bastante sugestivo e um pouco antagónico também, porquê a escolha deste nome para a banda e qual o seu significado especial?

Antagónico? A Esmeralda é a pedra do sucesso e do amor abundante. As Esmeraldas abrem o coração para receber o amore m todos os aspetos da vida e também te ajuda a libertar da negatividade. Os cristais de esmeralda geram resultados positivos; dão-te a força para ultrapassar quaisquer obstáculos na vida. E o sol é a fonte de toda a vida. Sem o sol a vida não seria possível tal como a conhecemos. É também a luz que todos conhecemos. Então não acho que seja de todo antagónico cara amiga.

Hintf: Tendo tido algumas alterações ao lineup ao longo destes anos, ainda assim conseguem criar alguma mística à vossa volta; acham isto ser uma vantagem e que também aumenta a curiosidade sobre o vosso trabalho?  

Não, de forma alguma. Seria uma pena quando uma banda dependesse de alterações de lineup para aguçar a curiosidade da sua música. Acredita que se tudo resulta na banda não há necessidade da substituição de elementos. Mas todos somos pessoas diferentes e nem sempre pensamos da mesma forma. Então se isto influencia a banda de forma negativa, seja em termos pessoais ou musicais, somos obrigados a mudar; caso contrário essa família não pode ser mantida junta.

Hintf: Estando no ativo desde 1998 e cumprindo este ano os 20 anos de carreira, estão agora os Emerald Sun onde esperavam estar quando tudo começou?

Todos começamos a tocar e criar música porque é o que gostamos de fazer. E neste caso tentamos sempre fazer o nosso melhor. Não podes esperar estar algures muitos anos mais tarde pois não sabes o que irá acontecer pelo caminho. É apenas uma viagem maravilhosa que experiencias e desfrutas. E com sorte continua para sempre.

Hintf: Têm um novo disco cá fora, o álbum “Under The Curse Of Silence”, editado no passado 13 de Abril. Sendo este o vosso 5º disco, quais são as principais diferenças para os anteriores?  

É o nosso 4º álbum. Muitas pessoas se confundem por a banda ter lançado uma Demo em 2004. Pessoalmente acho que “U.T.C.O.S.” é a evolução natural da banda. É o próximo passo. Não quero subestimar os outros álbums… cada álbum que fizemos foi excelente na minha opinião… mas este é definitabemte o próximo passo. Estamos mais pesados que antes sem perder a melodicidade e a cativância do som que sempre tivemos. Isto sabe muito bem.

Hintf: Falem-nos mais de “Under The Curse Of Silence”, qual é a sua ideia conceptual (se alguma), sobre o que nos fala?  

De verdade não há nenhuma ideia concetual na tipica forma. Ainda escrevemos sobre assuntos dos nossos dias que incomodam a maioria das pessoas. Em todo o mundo está uma guerra a acontecer. A ganância e a obsessão pelo poder cresce por um lado… e a pobreza, a opressão e miséria pelo outro. O problema é que a mioria das pessoas estão tão atemorizada que não reaje! Todos vêem o que se passa e apenas alguns abrem se manifestam contra estas situações. O resto é como estão „sob a maldição do silêncio“. É tempo de quebrar esta maldição, livrar-nos do medo e lutra pelos nossos direitos! É sobre isto que fala este título.

Hintf: Com um novo disco editado, o desejo maior de quase qualquer banda é sair em tour e poder tocá-lo ao vivo em todo o globo; os Emerald Sun decerto não são exceção a esta regra, então como está a vossa agenda para a promoção deste novo disco? Onde e quando vos poderemos ver e ouvir ao vivo nas próximas semanas?

Nós acabámos de termninar a nossa tour europeia com os Mystic Prophecy e realmente foi uma loucura!!! Divertimo-nos imenso na estrada e as pessoas que foram aos concertos foram espetaculares. Cada show em cada país foi especial para nós e as reacções que tivemos também foram enormes! Foi simplesmente fantástico. Há ainda alguns planos para depois do verão mas não posso adiantar mais por ora. Uma coisa é certa, os Emerald Sun nunca estiveram em Portugal e adoraríamos visitar a nossa familia metálica aí!

Hintf: E quanto a Portugal? O que conhecem sobre nós e a da nossa música?

Como disse, adoramos Portugal. Ouvimos falar muito sobre a beleza do vosso país e do louco público de metal!!! Há também muitas incriveis bandas oriundas de Portugal! Os Moonspell, por exemplo que são muito populares e não apenas na Grécias mas também no resto da Europa. Tal como muitas outras bandas da vossa pátria.

Hintf: Obrigada pelo vosso tempo para com esta entrevista e para finalizar, deixem uma mensagem aos nossos leitores e vossos seguidores portugueses!

Primeiro quero agradecer em nome de todos os menbros de Emerald Sun pelo apoio. Já mencionei que mal podemos esperar por poder ir a Portugal um dia destes… esperamos que muito em breve! Queremos agradecer a todos que mantém a chama de Emerald viva. Somos todos uma grande familia!!! E nunca iremos ceder!

Cumprimentos a todos.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*