Hipérion

Entrevista Hipérion

Por: Paula Antunes

Hintf: Olá! Antes de mais obrigada pelo vosso tempo para com esta entrevista e para abrir as hostilidades nada melhor que sabermos quem são os Hipérion, e como chegaram a esta formação atual?

Hipérion: Olá! Obrigado nós pelo apoio e pela oportunidade de podermos mostrar o nosso trabalho. Os Hipérion são uma banda de Heavy Metal de Vale de Cambra, e são constituídos por 5 elementos, sendo Paulo Brandão na voz, Agostinho e Hélder Soares nas guitarras, João Costa no baixo e Filipe Costa na bateria. Os Hipérion nasceram em 2010 tendo na sua formação inicial apenas 3 elementos, Paulo Brandão, Filipe Costa e Fábio Almeida. Entretanto na procura de um som mais abrangente foram evoluindo com a adição de novos membros que ajudaram a criar o som que hoje produzimos.

Hintf: Os Hipérion surgem em meados de 2010 no panorama Heavy Metal nacional, uma altura algo morna em termos de produção discográfica neste estilo. Como foi trazer ao de cima esta lufada de ar fresco para um género musical ainda não muito disseminado na nossa atualidade?

Hipérion: Não é fácil a vida de uma banda de Heavy Metal em Portugal hoje em dia, não há quem invista neste tipo de música… Ou tens capacidade financeira para evoluir ou vais ter muita dificuldade em conseguir fazer alguma coisa… Prova disso é o facto de existirem muitas bandas de grande qualidade, com álbuns muito bons e que não conseguem dar o passo para um patamar maior… Comparado com outros países temos bandas fantásticas cá em Portugal que simplesmente não têm o apoio que outras conseguem ter… Nós apenas seguimos aquilo que gostamos, e procuramos dar algo mais de diferente.

Hintf: “Hipérion Rise”, o vosso álbum estreante editado em 2013 pela nacional Non Nobis Productions, foi o ponto de partida em formato físico para uma carreira que conta já com 8 anos de existência e resistência. Surge agora e ainda em formato digital, o novíssimo “Witchery”. Quais as principais diferenças entre discos que gostariam de destacar?

Hipérion: Nós tentamos dar o melhor sempre, e nos dois álbuns foi isso que fizemos… Claro que com o passar do tempo vamos entendendo melhor a própria música e conseguindo fazer um pouco mais do que havíamos feito até então. No “Witchery” esticamos um pouco mais os nossos limites (sobretudo na voz) e pensamos ter conseguido fazer músicas mais completas e bem definidas…

Hintf: Acerca de “Witchery”, como tem sido a reação inicial por parte dos vossos seguidores e da Imprensa em geral?

Hipérion: Pensamos que estão a gostar… As reações têm sido positivas, mas é sempre algo um pouco subjetivo…

Hintf: Falem-nos um pouco mais deste novo álbum, que maiores dificuldades encontraram para que este visse a luz do dia e qual o ponto alto da sua fase de criação que para sempre vão lembrar?

Hipérion: A maior dificuldade que tivemos foi a falta de liquidez financeira, que levou a termos optado por fazermos o trabalho nós mesmos… Quando não se tem os recursos necessários tudo fica mais difícil, mas também tudo é mais valorizado e o sentimento de realização é maior. O ponto alto foi quando conseguimos acabar o álbum. Ficou o sentimento de dever cumprido.

Hintf: De que nos fala “Witchery”? Qual o tema sobre o qual se debruçam as suas 8 canções?

Hipérion: Temos várias temáticas dentro do álbum, desde o terrorismo que enfrenta a sociedade atual (into this nightmare, my revenge) até ao misticismo (the mighty Excalibur) passando pelos desígnios do “happy Heavy Metal” (burning, heavy metal law).

Hintf: Como estão os Hipérion de agenda para este 2018? Onde e quando vos poderemos ver e ouvir em breve?

Hipérion: No dia 14 de Abril vamos estar no Tondela Rocks. Estamos entretanto a agendar outras datas mais junto da nossa terra…

Hintf: Qual é a lei do Heavy Metal para os Hipérion? Se a levassem à Assembleia para sua promulgação que alíneas lhe acrescentariam?

Hipérion: O Heavy Metal deve ser liberdade e alegria… Deixem as guerrinhas entre bandas e géneros musicais para trás. Vivam o Metal com sentimento de alegria e nunca de raiva ou ódio.

Hintf: Deixem uma mensagem aos nossos leitores e vossos seguidores e aproveitem esta linha para nos deixarem a indicação dos vossos ‘sítios’ na internet!

Hipérion: Apoiem o Metal nacional, existem bandas portuguesas que são superiores a muitas bandas estrangeiras e merecem todo o nosso apoio… Da nossa parte deem uma vista de olhos na nossa página do Facebook e se gostarem deixem o vosso like.

www.facebook.com/hiperionmetal

Muito obrigado, grande abraço, Hipérion.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*