Fear of Domination

Entrevista Fear of Domination

Por: Miguel Ribeiro

-Hintf: Quem são os Fear of Domination? O que o nome significa? Como é que tudo começou?

Hoje Fear of Domination,  FoD, é uma banda com oito membros,  músicos loucos que vivem ao máximo! Os FoD foram originalmente fundados na Finlândia em 2006 por Saku Solin (voz), Jan-Erik Kari (guitarra) e Jaakko Arteli (bateria 2006-2010). Lauri Ojanen (baixo) é o inventor do nome da banda “Fear of Domination”. Originalmente, o nome deveria ser apenas um título para uma música, mas tinha um tom tão bom que acabou sendo o nome da banda.

-Hintf: Quais são as vossas principais influências?

Durante a jornada de 12 anos, FoD teve vários artistas e músicos diferentes influenciando a nossa música. Todos nós temos as nossas próprias preferências pessoais, mas claramente notam-se algumas influências vindas de Rammstein, Marilyn Manson, Birthday Massacre, Rob Zombie etc.

-Hintf: Choque industrial-metal, vocês podem explicar melhor?

O “choque”  foi dado aos FoD pela audiência e os media. Tem a ver com os nossos concertos ultrajantes com dançarinas, pirotecnia, luzes UV e outros efeitos especiais. A parte industrial, nós temos os elementos básicos do metal industrial nas nossas músicas e o tema também se nota nas nossas roupas de palco.

Hintf: Por favor, definam Fear of Domination em apenas uma palavra …

Implacável.

-Hintf: Vocês tiveram muitas mudanças no alinhamento?

Duas … Jaakko Arteli deixou a banda e a bateria eletrónica Vesa Ahlroth ocupou o lugar do baterista. A tecladista Niina Telén separou-se de nós e  Lasse Raelahti assumiu os sintetizadores e a programação. De certa forma, FoD vem evoluindo e mudando constantemente. No ano passado, a talentosa Sara Strömmer juntou-se à banda como segunda vocalista oficial e, em seguida, Miikki Kunttu assumiu percussões eléctricas e produção de bateria a par da Vesa, então, de certa forma, agora temos dois bateristas. Cada membro deu algo muito especial à banda . Nós gostamos de chamar a este circo de nossa família, porque esse é o verdadeiro espírito dos FoD.

Hintf: Vocês têm uma boa relação com Ranka Kustannus?

Totalmente. Somos muito gratos a Riku e Ranka Kustannus. Eles fizeram muito por nós. Todos os apoios financeiros, promocionais e outros são cruciais para mantermos os FoD vivos e em ação!

Hintf: Vocês podem- nos contar mais sobre o  próximo álbum “Metanoia”?

“Metanoia” é realmente algo diferente na história dos FoD!Serviremos um prato cheio de algo novo para os fãs. Misturas loucas, bons grooves,  e depois um par de boas e velhas “baladas FoD”. É uma mistura boa e equilibrada do velho e do novo FoD. Estamos verdadeiramente orgulhosos do próximo álbum!

Hintf: Como foi recebido o segundo single “Obsession”?

Nosso segundo single “Obsession” teve uma recepção muito boa! Os fãs realmente gostaram da música e estão ansiosos pelo nosso quinto álbum! Antes de “Obsession” nós lançamos o primeiro single “The Last Call”, que tem mais voz de Sara e melodias de guitarra. Comparado com ele, “Obsession” é uma música mais equilibrada em todos os sentidos, com bons riffs e um bom groove!

Hintf: Quais são as vossas expectativas para o álbum?

Todo o processo de criação do álbum foi totalmente novo porque tivemos uma nova vocalista, Sara Strömmer, e o percussionista Miikki Kunttu adicionando o toque deles ao álbum. Tudo o que fizemos foi feito com o nosso produtor Tuomas Kokko da Electric Fox Studios, que nos deu novas ideias no processo de composição. Estamos felizes com o resultado e achamos que é muito versátil. Dá um bom começo para os novos FoD!

Hintf: Contem-nos mais sobre a cena musical em Nurmijärvi …

Nurmijärvi é um município muito pequeno na Finlândia. Não tenho certeza se se pode falar sobre “cena” na mesma frase que ele. Os FoD foram fundados em Nurmijärvi porque a maioria dos FoD originalmente cresceu em Nurmijärvi, mas todos se mudaram para cidades maiores.

-Hintf: Quais são os vossos maiores sonhos?

Para a banda, seria maravilhoso fazer grandes actuações com muitos efeitos especiais, como luzes UV,  fogo, dançarinos, fantasias etc. Mas  essas coisas exigem muitos compromissos financeiros. Talvez um dia cheguemos lá!

-Hintf: O que vocês sabem sobre o nosso país (Portugal)?

Nosso teclista Lasse visitou Lisboa em agosto e foi incrível. As pessoas foram super simpáticas e a comida e vinho eram deslumbrantes! Definitivamente   irá voltar lá novamente, uma vez que ainda há tantas coisas que não teve tempo para  ver!

Hintf: Por favor, deixem uma última palavra para nossos leitores e vossos fãs …

Nós vamos lançar o nosso quinto álbum de estúdio, METANOIA, a 4 de maio de 2018. Temos muitos novos truques na manga. Nós quebramos os limites. Não temos regras, queremos partilhar tudo isso convosco!

Confiram as nossas últimas informações em www.fod.fi e encontrem-nos nas mídias sociais para que possamos manter contacto convosco! Continuem dominando!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*